Tecnologia

Siglas da área de TI que você precisa conhecer

Escrito por Erick Araujo

A área de TI, sigla que representa a Tecnologia da Informação, é uma parte fundamental das empresas, afinal, é responsável por cuidar de toda a rede de comunicação, realizar aplicações de sistemas de computação e contribuir para o processamento, armazenamento e transmissão das informações por meio da rede.

Ela possui diversas vertentes, tendo em vista que é uma área que precisa se atentar a diversas atividades diárias e, para isso, as equipes são divididas para melhor aproveitamento e qualidade nas entregas.

Se você deseja se tornar um profissional de TI, não deixe de conferir o conteúdo completo, a seguir.

Como ingressar na área de TI?

Para ingressar na área de TI, você primeiro precisará estudar para estar capacitado e conseguir exercer a profissão. Com isso, você poderá escolher a sua área de interesse (já que é uma área bastante ampla) para buscar se especializar.

Um exemplo dentro da área de TI, na qual você pode se especializar, é na de cibersegurança. Nesta área você ficará responsável, juntamente de sua equipe, de garantir a segurança dos softwares, sistemas, redes, etc, da empresa.

Assim como em qualquer outra área, se você quiser se tornar um bom profissional é preciso estudar bastante o assunto e colocar em prática o que for aprendendo. Assim, terá certeza que é capaz de executar o que for solicitado.

Quanto mais você estudar e se capacitar, melhor será para a sua vida profissional. Uma excelente opção é buscar cursos que tenham aulas práticas e teóricas, para já usufruir de ambas as modalidades de ensino.

E não se esqueça, o mercado está sempre mudando e, por isso, é importante que você conheça essas mudanças para se manter atualizado e não perder boas oportunidades.

Principais Termos e Siglas de TI

A seguir, vamos conferir alguns dos principais termos e siglas utilizados na área de TI.

Algoritmo

Começando pelo algoritmo, que são úteis para a criação de softwares e sistemas. Além disso, o algoritmo matemático é utilizado para a criação de criptografias, que possibilita a proteção de dados e informações confidenciais. 

API

API significa “Application Programming Interface”, que na tradução fica “Interface de Programação de Aplicativos”. Trata-se de uma interface que irá possibilitar a ligação entre rotina, protocolo e ferramentas, otimizando a comunicação entre softwares diversos.

Blockchain

Aqui temos um termo que é muito utilizado em casos de criptomoedas, isso porque é uma tecnologia que irá permitir o registro de informações sem que haja necessidade de haver um intermediário – o que garante maior segurança.

Back-end

O Back-end trata-se de uma das partes do sistema de software que é responsável por lidar com o processamento de dados, armazenamento das informações, etc. O seu uso geralmente se destina a sistemas externos e para realizar certa interação com um banco de dados.

Front-end

Aqui o termo se refere à interface do usuário, ou seja, é o que será exibido ao usuário ao conferir o resultado final. Irá lidar com design e outros aspectos visuais do software.

Backup

O backup é um termo já mais conhecido, sendo útil em diversas áreas e tendo seu valor quando o assunto é garantir a segurança dos dados. Ele realiza uma cópia dos dados para que não se percam e possam estar devidamente armazenados.

DevOps

Dev representa desenvolvimento e Ops representa operações, o que significa que o intuito é que ambos trabalhem juntos. O DevOps é uma metodologia que pode ser aplicada no desenvolvimento de um software, visando sempre a eficiência nas entregas e melhores resultados.

DevSecOps

Apesar de parecido com o DevOps, o DevSecOps irá incluir também a segurança nesses processos, garantindo que as três equipes trabalhem em conjunto e sempre visando a segurança em cada etapa.

DNS

DNS significa “Domain Name System”, que traduzindo fica “Sistema de Nomes de Domínio”. Ele é utilizado na área de TI com o intuito de traduzir os nomes dos domínios nos endereços IP, o que possibilita que sejam localizados os recursos utilizados e também os servidores.

Hardware

Sendo outro nome mais conhecido, o hardware é o nome da parte física que há em um sistema de computação, o que engloba os computadores, aparelhos celulares, impressoras, dentre outros dispositivos.

Malware

Malware é a junção das palavras em inglês “Malicious Software”, que significa software malicioso. Ele é um risco para qualquer sistema, sendo que os mais utilizados são os vírus para invadir e se espalhar nas redes.

Software

Por fim, temos o software que, apesar de estar no singular, trata-se de um conjunto que engloba diversos dados, programas e instruções que irão tornar possível executar tarefas utilizando um sistema de computação.

Neles, estão inclusos os apps, sistemas operacionais, games e outros.

Sobre o Autor

Erick Araujo