Serviços Locais

Dicas em contratar uma empresa de locação de equipamentos

empresa de locação de equipamentos
Escrito por wendson

Você contratou os serviços de uma empresa de locação de equipamentos ou está pensando a respeito dessa possibilidade? Então este texto é para você. Afinal de contas, seja usuário assíduo desse serviço ou um possível cliente, é importante relembrar algumas dicas de segurança na operação de equipamentos de segurança em canteiros de obras ou empresas em geral. Elas são fundamentais para garantir a integridade física dos trabalhadores.

Assim, veja a seguir algumas práticas essenciais para manter a operacionalidade segura dos trabalhos executados. Isto tanto no setor da construção civil, quanto empresas de manutenção predial e indústrias em geral.

Veja também: Aluguel de betoneiras móveis: Quando contar com este serviço

São legislações inscritas nas Normas Regulamentadoras (NR´s). Este conjunto de leis rege as práticas de trabalho e ajudam a estabelecer parâmetros de segurança. Assim, devem ser seguidos por todas as empresas do setor, sob pena de multas ou interdição do empreendimento.

Realize treinamentos constantes com os funcionários

Isto é algo a ser levado em consideração ao fazer usos dos serviços de uma empresa de locação de equipamentos. Há a necessidade de treinamentos constantes com os trabalhadores do empreendimento. Isto por meio de palestras, oficinas, encontros e outras atividades de orientação junto à sua equipe.

Mesmo que eles estejam capacitados para operar as máquinas e equipamentos alugados, muitos desses dispositivos passam por atualizações constantes. Assim, exigem que os operários estejam conscientes sobre suas novas funções.

Não abra mão dos Equipamentos de Segurança Individual (EPIs)

A utilização dos Equipamentos de Segurança Individual (EPIs) é uma requisição obrigatória da Norma Regulamentadora 6. Ela deve ser obedecida tanto por administradores de obras – que são responsáveis por providenciar os acessórios para o uso dos funcionários durante as atividades – como pelos próprios trabalhadores.

Todos devem atentar para o uso adequado desses acessórios no seu cotidiano. Cada atividade de trabalho que apresente algum risco para a segurança exige a utilização de um conjunto diferente de EPIs. Nesse contexto, a empresa de locação de equipamentos deve dispor de itens em boas condições.

Siga as disposições das NR´s

As NR´s são normas gerais firmadas pelo Governo e devem ser observadas de forma constante pelo gestor da obra. Assim é possível identificar pontos que podem ser eventualmente aprimorados. Atualmente, existem 37 NR´s. Veja algumas que merecem maior atenção:

– NR 01: Disposições Gerais
– NR 05: Comissão Interna de Prevenção de Acidentes
– Além disso, NR 06: Equipamentos de Proteção Individual (EPI)
– NR 12: Máquinas e Equipamentos
– NR 13: Caldeiras e Vasos de Pressão
– A NR 15: Atividades e Operações Insalubres
– NR 23: Proteção Contra Incêndios
– NR 26: Sinalização de Segurança
– Por fim, NR 35: Trabalho em Altura

Faça manutenções periódicas nos equipamentos

Este é outro ponto importante a ser respeitado durante a utilização dos serviços de uma empresa de locação de equipamentos. É preciso realizar operações periódicas de manutenção e de limpeza nos itens alugados.

O fornecimento desses dispositivos em bom estado é uma obrigação da locadora. Porém, isso não exclui a prática de ações básicas de limpeza e checagem do funcionamento do produto.

Além de otimizar o serviço como um todo, as manutenções constantes nos equipamentos alugados podem ajudar a identificar eventuais problemas de operação possíveis de provocar acidentes.

Confira também: Formação de controller – Confira como funciona o curso completo!

Considerações finais sobre dicas de segurança para usos de serviços de empresa de locação de equipamentos

As avaliações mostradas nesse texto são apenas um guia básico. Ele aborda alguns pontos fundamentais da legislação atual. Todos são muito importantes de serem relembrados recorrentemente para aprimorar o andamento dos trabalhos em canteiros de obras e empresas em geral.

Assim, é uma grande vantagem aplicá-las do modo correto. Assim é possível assegurar a qualidade de seu serviço e o bem-estar dos trabalhadores.

Confira mais posts como este no site Mapa guia Pipa.

Sobre o Autor

wendson

1 comentário