Saúde e Bem Estar

Como acelerar o metabolismo de maneira saudável?

Como acelerar o metabolismo de maneira saudável
Escrito por Erick Araujo

Como acelerar o metabolismo de maneira saudável? Quem nunca culpou o metabolismo pelos quilinhos a mais? Ele é um dos responsáveis pelo processo de degradação dos nutrientes das células e o que muito se ouve falar é deve ou não ser acelerado?

Sabe-se que quanto mais acelerado mais calorias são eliminadas e isso até em quanto estamos parados e saiba que sim, é possível dar uma ajudinha, melhorando a saúde e o bem estar e de quebra transformando o seu corpo.

Confira abaixo dicas de como acelerar o metabolismo.

Tem vários fatores que vão te ajudar ou não a acelerar o metabolismo, principalmente a massa magra, então quanto mais massa muscular você tiver, mais o teu corpo irá gastar. O músculo é um tecido metabolicamente ativo, isso significa, que ele consome muita energia, mesmo que você esteja parada.

O metabolismo é um conjunto de reações químicas que o nosso corpo precisa fazer o tempo inteiro, nesse exato momento ele está realizando milhares delas e isso é fundamental para nos mantermos em atividade. Durante o metabolismo queimamos energia e essa energia é proveniente dos alimentos.

Melhor opção para comprar seguidores orgânicos reais para o Instagram.

O que não é gasto é acumulado, e é armazenado para quando precisar queimar esse “estoque”.

Como acelerar o metabolismo?

Como acelerar o metabolismo?
Como acelerar o metabolismo?

Na verdade, as pessoas têm o metabolismo diferente, isso é individual e vai muito da genética. Em outras palavras o nosso tipo de metabolismo depende das nossas condições de vida (exercícios físicos e alimentação) e genética.

Se você tem uma genética para ter um metabolismo mais lento, você vai ter um metabolismo retardado. Não adianta comparar a sua alimentação com a de uma outra pessoa que é mais magra, que pode comer de tudo e mesmo assim não engordar. Se o fator é genético não tem como mudar, você deve ficar muito atenta a isso.

Mas pra acelerar esse metabolismo é necessário dar uma forcinha, e essa ajuda pode ser através da alimentação, exercício físico e algumas mudanças na sua rotina.

Veja também: 3 Atividades físicas mais indicadas para grávidas

Como comer para acelerar a queima de gordura?

A alimentação é fundamental, longos períodos em jejum diminuem o metabolismo, 3 a 4 horas sem comer ajuda a ter uma redução positiva, pois aí o seu metabolismo sabe exatamente a hora que você vai comer, sendo assim ele estoca energia para gastar quando não tiver.

A dieta fracionada é fundamental para aumentar o metabolismo. Não se deve pular nenhuma refeição, é necessário comer no café da manhã – lanche da manhã – almoço – lanche da tarde – jantar- ceia.

Como comer para acelerar a queima de gordura?
Como comer para acelerar a queima de gordura?

Quando você come rápido demais, a absorção vai ser mais rápida, não dá tempo de sinalizar que você já ingeriu, porque é toda uma reação química. Você se alimentou, o alimento vai no estômago e para o intestino, e aí libera vários hormônios que vão para o seu cérebro e falam você comeu, você está satisfeita e te dá saciedade e você para de comer.

Agora se você come rápido demais não dá tempo de tudo isso acontecer, então, aquele indivíduo que come muito rápido come muito mais do que aquele que come devagar.

Tem alguns alimentos que podem favorecer não só comer nos horários certos, como acelerar o metabolismo.

Mas há aqueles que podem acabar atrapalhando e deixando o seu metabolismo ainda mais lento, por isso muito cuidado ao consumir carboidratos simples de absorção rápida, como açúcar, arroz branco, massas em geral e doces, todos esses alimentos tem absorção extremamente rápida, vai fazer você secretar insulina num pico maior e te ajudar a estocar mais energia, ou seja, engordar.

Você pode fazer a absorção dos alimentos ser mais lenta e a estocar menos energia, ingerindo mais fibras (folhas, frutas, vegetais, cereais), trocar alguns carboidratos complexos como arroz branco pelo integral, pão branco pelo integral, tem muito mais fibra, o que vai ajudar o seu intestino e retarda a absorção do carboidrato.

Tem que ter proteína nas suas refeições, tanto vegetal como animal. A proteína vegetal é mais saudável, mas a animal é necessária também em alguns pontos. A proteína animal tem muito mais gordura do que a vegetal, consumindo com moderação não há problemas. Tem gorduras que são benéficas e são necessárias para o nosso metabolismo.

As proteínas gastam energia para serem metabolizadas, então quando você está comendo, o seu metabolismo aumenta em média 10%, comendo fracionado você mantém o seu metabolismo acelerado por isso também, você gasta energia pra metabolizar o alimento também, mas não abuse, não coma demais.

Se você comer devagarinho, saborear, sentir o gosto e demorar mais tempo pra acabar essa refeição, você vai prolongar o tempo que seu metabolismo vai ficar acelerado, e ainda vai ter saciedade mais rápido e menos. O ideal é você mastigar 20 vezes cada garfada.

Ainda tem dúvidas de como acelerar o metabolismo?

É importante que você não vá dormir de barriga cheia, jantar e ir dormir em seguida, não comer coisas pesadas, isso é um veneno!

Porque durante o sono a gente libera vários hormônios que são fundamentais para o nosso metabolismo e se você dorme com um alto índice de carboidratos antes, você acaba alterando a liberação de alguns hormônios, como o hormônio do crescimento, que é o fundamental pra queimar gordura a noite, ele ajuda na oxidação  queima um pouco de gordura durante o sono.

Não é para você dormir com fome, mas toma um copo de leite antes de dormir que está ótimo, você janta ou faz um lanche reforçado mais cedo umas 7 horas da noite, e as 9 horas toma um copo de leite e vai dormir lá por umas 10/10:30.

Atividade física e o Metabolismo

A atividade física é fundamental, e 30 a 45 minutos por dia ajuda a melhorar o metabolismo, não só durante o exercício, mas como durante todo o dia, além de que aumenta a massa muscular. Quem tem percentual de gordura muscular menor e massa muscular maior, tem um metabolismo muito mais acelerado do que quem tem percentual de gordura alto e massa muscular baixa. O exercício físico deve ser aeróbico aliado ao muscular.

Importância do sono no Metabolismo

Importância do sono no Metabolismo
Importância do sono no Metabolismo

O sono também é fundamental, pois enquanto dormimos liberamos vários hormônios e indivíduos que dormem pouco e trabalham a noite, engordam muito mais fácil.

O sono do dia não é a mesma coisa que o sono da noite. Então isso de trabalhar a noite, mexe com alguns hormônios e isso favorece ao ganho de peso, lógico que não é porque trabalha a noite que vai engordar, mas altera o metabolismo.

Oito horas de sono por noite seria o ideal, mas cada um tem o seu bem estar, então no mínimo 6 horas, menos que isso é crítico para qualquer indivíduo.

Para se ter uma boa noite de sono, é evitar stress durante a noite, chegar em casa e poder descansar bem, apesar de que hoje em dia é muito difícil e as pessoas acabam levando o trabalho pra casa, procurar ter uma noite mais tranquila pra família, evitar fazer exercícios intensos a noite, procurar fazê-los pela manhã, mas se não tem como fazer de manhã, faz a noite, o importante é fazer algum tipo de exercício.

Apagar e dormir no escuro é bom e faz muita diferença, o claro do escuro faz diferença, inclusive na liberação dos hormônios.

Sobre o Autor

Erick Araujo