Saúde e Bem Estar

Quais são os óleos essenciais?

Quais são os óleos essenciais
Escrito por Erick Araujo

Existem vários estudos que mostram os benefícios trazidos pelos óleos essenciais. Além de aliviar enfermidades comuns, esses óleos também podem proteger a saúde humana em longo prazo.

Os óleos essenciais combatem o mau humor e reduzem o enjoo. Como existe mais de um tipo desse óleo, cada um deles pode gerar uma reação diferente no cérebro. Por conta disso, este texto irá te explicar quais são os óleos essenciais.

Ao longo deste artigo, você saberá quais são os tipos de óleos essenciais e quais benefícios eles podem trazer para a saúde.

Como usar óleos essenciais?

Como usar óleos essenciais?

Como usar óleos essenciais?

Óleos essenciais são utilizados de diversas formas. Eles podem ser incorporados na fabricação de cosméticos, em banhos terapêuticos ou até mesmo nas massagens.

Se uma pessoa tem algum óleo essencial em casa, ela pode fazer um escalda-pés de 15 minutos pingando algumas gotas do produto na água.

Além disso, ela também pode jogar um pouco em algum difusor ou simplesmente na água fervente. Nesse caso, a pessoa só deve pingar uma ou duas gotas. Após pingar o óleo na água, ela deve recuar alguns passos e inspirar dez vezes de forma profunda. Depois disso, ela já pode voltar para a respiração normal.

O processo de aromaterapia deve ser feito entre 15 e 60 minutos, nada mais do que isso. Após terminar o processo, é preciso abrir a janela. Utilizando os óleos essenciais de forma correta e diariamente, estes podem trazer diversos benefícios para sua saúde.

Se o processo for feito diária e corretamente, ele pode trazer vários benefícios para a saúde.

Tipos de óleos essenciais

Abaixo, veja uma lista com seis tipos de óleos essenciais:

Óleo essencial de lavanda

Esse óleo é excelente para quem precisa relaxar e amenizar uma TPM (Tensão Pré-Menstrual). O aroma desse óleo ajuda a acelerar a digestão e o relaxamento. Ademais, ele também combate sintomas psíquicos como a depressão e a confusão mental. Por fim, o óleo essencial de lavanda diminui a ansiedade, a enxaqueca e a insônia;

Óleo essencial de laranja

Esse óleo ajuda muito no combate à ansiedade. De acordo com um estudo, pessoas que inalaram esse óleo antes de um teste complicado conseguiram se manter calmas mesmo sob pressão. Isso acontece porque o óleo essencial de laranja consegue diminuir os hormônios do estresse. Além disso, ele também melhora o humor das pessoas;

Óleo essencial de sálvia

Esse óleo diminui a pressão arterial. Em julho de 2013, um estudo testou o óleo de esclareia (um tipo de sálvia) em várias mulheres. Depois que elas cheiraram o óleo, a pressão arterial delas diminuiu. Ademais, elas também se sentiram relaxadas durante um exame médico estressante. Além de reduzir a pressão, o óleo essencial de sálvia também é útil para problemas de memória e atenção;

Artigo recomendado: Atividade Física na Gravidez: Descubra quais os benefícios!

Óleo essencial de alecrim

Ele ajuda as pessoas que fazem tarefas mentais que exigem muito. Além disso, esse óleo diminui a sensação de fadiga e aumenta a energia das pessoas. Em resumo, o óleo essencial de alecrim é ótimo para o estímulo da mente humana;

Óleo essencial de hortelã

A inalação desse óleo pode reduzir os níveis de cortisol, um hormônio ligado ao estresse. Ademais, o óleo de hortelã diminui o desejo por chocolate e a fadiga;

Óleo essencial de canela

Ele ajuda as pessoas a manterem a concentração. Com os dados de uma pesquisa, ficam mais alertas motoristas após utilizarem o aroma desse óleo. Outro ponto positivo do óleo de canela é que ele reduz os níveis de frustração.

Espero que tenham gostado dessa nossa dica sobre óleos essenciais do Fórum do Consumidor. Compartilhem 🙂

Sobre o Autor

Erick Araujo