Saúde e Bem Estar

3 Atividades físicas mais indicadas para grávidas

Atividades físicas mais indicadas para grávidas
Escrito por Fernanda Fernandez

Você sabe quais são as 3 Atividades físicas mais indicadas para grávidas? A pratica regular de  atividade física  na gravidez, é de extrema importância para a saúde e bem estar, físico e mental, da futura mamãe e do seu bebê, a  maternidade é algo muito especial na vida de uma mulher, com a descoberta de uma gravidez, a futura mamãe, vibra de alegria, mas apesar de toda essa felicidade

Sabemos que nem tudo são flores, pois  esta nova fase normalmente vem acompanhada de muitas mudanças, especialmente no corpo da mamãe, que muitas vezes acaba sofrendo alguns desconfortos, comprometendo o seu bem estar.

Motivos para que gestantes pratiquem atividades físicas

Por este motivo, é essencial, a pratica regular de atividades físicas nesta fase, o que traz grandes benefícios tanto para a mãe quanto para o bebê, contribuindo  para que a barriga não se torne um incomodo

Leia também: Atividade Física na Gravidez: Descubra quais os benefícios!

Além disso, previne a flacidez e melhora o tônus muscular, o que contribui para que a futura mamãe mantenha a forma e beleza durante e após a gravidez, além de ajudar e muito na preparação do corpo, que vai  se adaptar progressivamente, para segurar este pequeno ser que está sendo formado.

atividades físicas mais indicadas para grávidas e gestantes

Atividades físicas mais indicadas para grávidas

Deve-se porém tomar alguns cuidados, antes de iniciar as atividades física para grávidas, conversar com o seu médico, e procurar um especialista em educação física, para uma orientação adequada, são passos muito importantes, outra  coisa que não se deve esquecer, nem todas as atividades físicas são aconselháveis para gestante, por isso a participação de um especialista é essencial

Para uma análise sobre qual melhor método a seguir, para  quem já praticava  alguma atividade  antes da gravidez, poderá continuar com a mesma modalidade,  as que não faziam nada antes, devem ter ainda mais cautela, pois seu corpo não está acostumado, a hidroginástica, e a caminhada, são as mais indicadas para as sedentárias, mas após o terceiro mês, e com autorização do seu médico.

É bom lembrar que, este não é o momento certo para recuperar o tempo perdido, pois o  a finalidade da pratica  regular de atividade  agora, é principalmente, o seu bem estar e do seu bebê, está  bem fisicamente  proporcionará a você  uma gestação saudável

Por isso nada de grandes esforços, a gravida deve se sentir confortável, enquanto pratica o exercício você deve ser capaz de conversar tranquilamente, deve ficar atenta às suas reações, e a qualquer sinal de desconforto, como:

  • Falta de ar,
  • Tontura
  • Dores fortes especialmente no abdômen.

Nestes casos, pare a atividade, e comunique seu instrutor e seu médico, que saberão auxiliá-la neste momento, lembre-se o mais importante aqui, é o seu bem estar, uma gravidez saudável e prazerosa, o que fará um bem danado, para você e seu bebê.

Conheça 3 atividades físicas mais indicadas para grávidas

A hidroginástica, é o  número um em indicação pelos médicos, isso porque, além de não haver risco de quedas ou grande impacto, facilita os movimentos dentro da água, alivia o peso da barriga, facilita o retorno venoso,(o que reduz o inchaço), melhora a respiração, fortalece a musculatura vaginal… entre outros.

Além disso, segundo pesquisa realizada pela (Unicamp) reduz as dores do parto, e traz grande benefício cardiovascular, é uma atividade física  indicado para qualquer gestante, desde que autorizada pelo médico. ,,

Pilates:

Mais indicado para a gravida que já praticava antes, o Pilates é um excelente exercício, entre seus benefícios, estão: o fortalecimento da musculatura corporal, inclusive das costas, o que é ótimo pois além de aliviar as dores, nesta região, irá fortalece-la, para aguentar o peso, que aumenta progressivamente.

A medida que a gravidez avança, fortalece a musculatura da vagina, o que ajudará muito, pois a musculatura dessa região sofre com o peso do útero. melhora a postura. melhora a respiração… dentre outros benefícios. existem muitas variações no pilates, é essencial que se busque um bom profissional, que saberá dosar as atividades na medida certa, para o seu estado.

Caminhada: 

Desde que autorizada pelo seu médico, qualquer gestante pode praticá-la, é uma ótima atividade, pois ajuda a controlar o peso, melhora a respiração, facilita a circulação, fortalece os músculos, melhora a disposição, além de diminuir o risco de algumas doenças, como a diabetes, por exemplo. procure vestir-se confortável.

Faça um lanche uma hora antes, e esteja sempre prevenida com sua garrafinha de água, pois a hidratação é essencial, especialmente nesta fase. evite caminhar em locais desnivelados, para evitar o risco de quedas.

Musculação:

E isso mesmo! desde que autorizada pelo médico, é um ótimo exercício para gestantes, mas deve se ter em mente que, nesta fase a pratica da musculação não deve ser focada no ganho de massa, mas deve ser devidamente orientada por um profissional especializado em gestantes, pois saberá dosar  a atividade com estímulos de baixa intensidade, com o objetivo de melhorar a resistência  física… e proporcionar bem -estar,  além disso fortalece a musculatura, e diminui os riscos de trombose.

Geralmente são utilizados anilhas e halteres para se exercitar. Esse é o modelo de atividades físicas mais indicadas para grávidas

Alguns cuidados a seguir antes de iniciar atividades físicas

Procure usar roupas leves, e sapatos confortáveis, para a prática de atividades. Hidrate-se bastante, esteja sempre à mão uma garrafinha de água. Alimente-se uma hora antes dos exercícios, procure comer algo leve, para não atrapalhar seu desempenho.

Jamais faça atividades físicas sem o auxílio de um profissional, e com o conhecimento do seu médico. Ele saberá indicar quais atividades físicas mais indicadas para grávidas

A qualquer sinal de desconforto, como: tontura, dores, falta de ar… pare imediatamente o exercício e comunique seu instrutor, e seu médico.

Sobre o Autor

Fernanda Fernandez

Fernanda Fernandez é jornalista e apaixonada por criar conteúdos que ajudem as pessoas a resolverem seus problemas, postando dicas e notícias que podem ajudar você a resolver seus problemas