Saúde e Bem Estar

A Importância da Atividade Física para sua Saúde!

Atividade Física para sua Saúde
Escrito por Fernanda Fernandez

A Importância da Atividade Física para sua Saúde – A pratica regular de atividade física, é fundamental para  uma boa saúde  e  bem estar,  físico e mental, e consequentemente  melhor qualidade de vida, uma simples  caminhada, muitas vezes já é o suficiente para nos sentirmos mais dispostos, alegres, e com uma deliciosa sensação de vitalidade, o que nos deixa mais bem preparados e dispostos  para cumprir nossas atividades rotineiras.

Algumas medidas simples como ir à padaria  ou ir e voltar do trabalho caminhando, são muito importantes para manter o nosso corpo em constante atividade.

Devo praticar atividade física todos os dias?

O exercício físico controlado, ou seja: feito normalmente na academia, com todo um acompanhamento e seguindo uma sequência, além de todas as vantagens, é mais eficiente para quem pretende emagrecer  ou ter algum retorno mais rápido, no entanto tanto uma atividade ao ar livre, feita de forma continua, quanto o exercício, são benéficos para a nossa  saúde física e mental, o importante é se movimentar

Na escolha da melhor atividade a praticar, devemos levar em consideração alguns fatores, tais como: a nossa condição física, a idade, bem como uma previa avaliação médica. A musculação: é ótima para fortalecer os músculos, melhorar a resistência.

Já os exercícios aeróbicos: melhoram a resistência dos pulmões, e fortalece o sistema cardiovascular. As flexões por sua vez: mantêm as articulações soltas e relaxadas. Dentre os muitos benefícios produzidos pela prática da atividade física, podemos destacar:

A importância da atividade física para sua saúde

  1. Aumenta a força muscular e fortalece os ossos.
  2. Controla e reduz o peso, e melhora a respiração.
  3. Melhora os reflexos e fortalece a elasticidade.
  4. Melhora o humor e aumenta a autoestima, ajudando no combate à depressão.
  5. Melhora o condicionamento cardiovascular, pois aumenta o volume de sangue e reduz o colesterol.
a importância da atividade física para sua saúde

A importância da atividade física para sua saúde

Para quem é sedentário, o ideal é consultar um médico antes de iniciar qualquer exercício mais intenso, no entanto as atividades mais leves tais como uma caminhada, de forma moderada, aumentando progressivamente a intensidade, pode ser praticada sem risco algum, 30 minutos de caminhada diariamente, seria excelente!

Ainda não se convenceu da a importância da atividade física para sua saúde?

Mas como nem sempre temos tempo, ou até mesmo disposição física, o ideal é fixar uma meta, de no mínimo 3 vezes semanais, entre 30 a 40 minutos de caminhada, escolher um local ao ar livre, como um parque ou uma orla por exemplo, e colocar o corpo em atividade.

Mas para que não haja desculpas, é bom lembrar que até mesmo medidas simples como: dispensar o elevador e subir de escada, já é um bom começo, seja qual for a sua escolha,  uma simples caminhada ao ar livre, exercícios na academia, ou qualquer outro, vale muito a pena  o sacrifício, portanto vamos mandar a preguiça embora!

A importância da atividade física para sua saúde é ter em mente que a prática de atividades de forma moderada, só irá trazer benefícios para a sua saúde física e mental.

Dicas da Importância da Atividade Física para sua saúde

  • Faça um lanche leve uma hora antes da atividade.
  • Se optar pela atividade ao ar livre, faça sempre uso do protetor solar.
  • Hidrate-se bastante, tenha sempre à mão uma garrafa de água.
  • Não exagere, saiba que tudo em excesso pode ser prejudicar.
  • Use roupas e tênis leves e confortáveis.

Não deixe o desânimo te pegar, lembre-se a maior beneficiada será você, portanto não deixe a peteca cair jamais. Essa é a dica de hoje do Blog Fórum do Consumidor.

Sobre o Autor

Fernanda Fernandez

Fernanda Fernandez é jornalista e apaixonada por criar conteúdos que ajudem as pessoas a resolverem seus problemas, postando dicas e notícias que podem ajudar você a resolver seus problemas