Notícias

Rótulos adesivos para Dia das Mães: como diferenciar seu produto?

Rótulos adesivos
Escrito por wendson

Quando se trata de vendas, as datas comemorativas, no geral, acabam impulsionando os números. Durante muito tempo só o varejo tradicional criava estratégias e ações para aproveitar tais ocasiões.

Porém, como o aumento das vendas através do e-commerce e o amadurecimento destas lojas virtuais, fenômeno que se intensificou ainda mais durante a pandemia, há inúmeros esforços nesta direção: aproveitar estas datas para vender muito mais.

E com os Dias das Mães não é diferente: para muitas lojas, é a segunda data com o maior número de vendas (atrás apenas do Natal). Neste contexto, os rótulos adesivos podem ser um diferencial para vender mais determinados produtos.

Dia das Mães: o que os consumidores pretendem comprar?

O Instituto Qualibest explica que, mesmo durante períodos de crise como aquela gerada pela pandemia, as datas comemorativas representam uma fatia importante do faturamento anual de muitas empresas.

Datas como o Dia das Mães, por exemplo, representaram uma alta de 5% de faturamento para os e-commerces brasileiros, arrecadando mais de R$ 2,2 bilhões.

De acordo com a pesquisa da MindMiners, o consumidor brasileiro tem o hábito de comprar algo para dar às mães neste período. A pesquisa levantou aquilo que os filhos pretendem presentear as mães em 2022 em comparativo com aquilo que as mães gostariam de receber.

TOP 5 de Categorias de interesse de compra por parte dos filhos

  • Cosméticos/ Perfumes : 25%
  • Roupas: 25%
  • Calçados: 23%
  • Almoço/ Jantar / Café da manhã: 22%
  • Bolsa: 19%

E quando perguntado para as mães sobre os seus desejos de presentes, algumas respostas foram coincidentes:

  • Almoço/ Jantar/ Café da manhã: 25%
  • Cosméticos / Perfumes: 25%
  • Chocolates: 24%
  • Viagens/ Passeios: 23%
  • Roupas: 22%

Ou seja, nota-se que itens de uso pessoal são os mais citados por ambos os grupos, principalmente em relação às categorias de cosméticos e peças de vestuário.

E quanto os filhos pretendem gastar no presente para o Dia das Mães. Em 2022, a maioria dos consumidores deve gastar o mesmo valor em relação ao ano anterior. Enquanto 54% vão manter os gastos, 28% pretendem aumentá-los e apenas 18% devem diminuí-los. Assim, estima-se que o ticket médio para o Dia das Mães em 2022 seja de R$ 477, em média.

A importância dos rótulos adesivos como diferencial

Os rótulos adesivos não são apenas itens que trazem informações sobre os produtos, mas também podem ser usados para atrair a atenção dos consumidores. Em conjunto com as embalagens, a rotulagem pode servir como uma excelente estratégia de marketing e, até  mesmo, ser um diferencial na experiência do cliente, principalmente durante as datas comemorativas, tais como o Dia das Mães.

Os rótulos adesivos influenciam na experiência do cliente com a marca nos mais diversos segmentos. Se a primeira impressão é a que fica, certamente personalizaros rótulos adesivos do produto trará impactos positivos na percepção do consumidor em relação à marca.

Dia das Mães: como aumentar as minhas vendas através de rótulos adesivos?

A Associação Comercial de São Paulo pontua que as datas comemorativas podem ser uma excelente oportunidade para impulsionar as vendas, sendo o Dia das Mães uma delas. Com criatividade, é possível que diversos setores também sejam beneficiados pela data.

Para isso, a personalização pode ser uma excelente estratégia: através de rótulos adesivos alusivos ao Dia das Mães, criar uma conexão entre determinado produto e a data comemorativa.  

Algumas ações para estimular as vendas no Dia das Mães

Alguns exemplos de como aumentar as vendas durante esta Data Comemorativa, inclusive com o uso de rótulos adesivos:

  • Kits: uma sugestão é criar kits e/ou cestas para o período, compondo seu produto com chocolates, vinhos, queijos, flores, artigos de perfumaria, cosméticos, dentre outros elementos. E para reforçar a mensagem de Dia das Mães, é possível criar tags e rótulos adesivos personalizados. O importante é usar a criatividade.
  • Embalagens: uma outra ação é criar uma embalagem diferenciada para o Dia das Mães. Para executá-la, não é necessário um grande investimento. É possível produzir rótulos adesivos personalizados com o tema Dia das Mães e colocar na sacola ou embalagem. Também é possível encomendar caixinhas com a mesma temática.

Desta forma, fica claro que os rótulos adesivos agregam valor ao produto, destacando a mensagem de diferenciação e exclusividade referente ao Dia das Mães, além de gerar uma conexão. Ou seja, fazem partem, de maneira positiva, da identidade visual da marca e da experiência de compra do consumidor e, certamente, sendo uma variável muito importante para o aumento do número de vendas e da fidelização durante esta data comemorativa.

Sobre o Autor

wendson