Saúde e Bem Estar

Quem precisa de suplementação?

Escrito por Erick Araujo

Afinal, quem precisa de suplementação? Essa é uma dúvida comum quando uma pessoa quer ingerir mais nutrientes através desses produtos. Apesar de serem produtos de alta qualidade e benéficos para a nossa saúde, a suplementação não deve ser ingerida sem acompanhamento médico.

Os suplementos alimentares são feitos para suplementar a nossa alimentação, ou seja, ela será uma ajuda extra para quem não está ingerindo a quantidade certa de nutrientes diariamente.

Por isso, não é em todo caso que ela vá ser necessária. Vamos entender como isso acontece através do conceito de suplementação.

O que é suplementação?

A suplementação é uma opção para garantir que o nosso organismo receba a quantidade adequada de nutrientes diariamente, sendo recomendado para pessoas que possuam alguma dificuldade em ingerir a quantidade adequada de um determinado nutriente, possui restrições alimentares, etc.

O suplemento alimentar pode ser encontrado em pó, líquido, cápsula e outras opções que ajudam no consumo diário. Nele, podem conter uma boa concentração de diversos nutrientes, como a proteína, minerais, dentre outros.

O intuito da suplementação é garantir que o indivíduo esteja devidamente nutrido, sendo uma opção para ajudar na melhoria da saúde de uma maneira geral, afinal, os nutrientes são importantes para garantir a nossa imunidade, ajudar a ter mais energia no dia a dia, contribuir para o ganho de massa muscular e vários outros benefícios.

Além disso, é o que também nos ajuda a prevenir doenças crônicas e outros problemas de saúde.

Ainda assim, vale lembrar que a suplementação não deve substituir uma alimentação equilibrada e saudável, sendo apenas, como o nome diz, um suplemento para a dieta alimentar.

Tipos mais comuns de suplementação

Existem várias opções de suplementos disponíveis no mercado, e os mais comuns são:

Suplementação protéica

A suplementação protéica é uma opção para suplementar a proteína em nosso organismo, muito conhecida através do Whey Protein, mas também em outros formatos. Para quem tem deficiência de proteína no organismo, ou não consegue ingerir a quantidade adequada, essa é uma excelente opção.

Por exemplo, digamos que uma pessoa não costuma comer carne e, por isso, pode ser preciso buscar fontes de proteínas em outros alimentos. Certamente, como o consumo deverá ser maior, a suplementação pode ajudar a manter uma dieta equilibrada.

Apesar de ser muito mais procurada por atletas e praticantes de atividades físicas e esportes, a suplementação de proteína pode ser essencial para crianças e idosos, por exemplo, que consomem poucos alimentos proteicos. 

Suplementos de probióticos

Os probióticos são bactérias consideradas boas para o nosso organismo, capazes de proteger os tratos digestivos e ajudam no combate de infecções e ainda ajudam na absorção de nutrientes.

Eles podem ser consumidos diariamente e oferecem benefícios diversos para o nosso intestino e também para o nosso sistema imunológico.

Além disso, essa suplementação pode ser útil para pacientes internados, por exemplo, oferecendo uma proteção importante no ambiente hospitalar. Além disso, são indicados para pessoas que costumam adoecer facilmente e tenham problemas intestinais.

Suplementos com vitamina D

A vitamina D, principalmente para os idosos, cumpre um papel fundamental no fortalecimento dos ossos e contribui para uma melhora na saúde muscular de forma generalizada.

Está na lista dos 24 micronutrientes que são considerados essenciais para a nossa sobrevivência. É possível obter essa vitamina através de banhos de sol, principalmente no verão, podendo ser indicado uma exposição de 20 minutos e já se obtém o necessário para o dia.

Mas, na falta do sol ou desse banho solar diário, a melhor forma de garantir que esteja recebendo essa vitamina tão importante é através da suplementação.

Suplementação com Ômega 3

Temos aqui um ácido graxo que está entre os nutrientes mais buscados na suplementação, afinal, a maior parte das pessoas acaba não consumindo a quantidade adequada para o dia.

O ômega 3 é de grande importância para o nosso coração e cérebro, contribuindo para mantê-los saudáveis e também é um excelente antiinflamatório para o corpo.

Como é um nutriente que o corpo humano não produz, sendo mais encontrado em peixes (como o salmão), é importante  obtê-los através da alimentação ou com a suplementação.

Como saber se eu preciso de suplementação?

Primeiro, essa é uma decisão que deverá vir de um profissional especializado, como um nutricionista, afinal, apenas ele poderá analisar a sua situação e constatar se é necessário ou não começar a suplementar a alimentação.

Mas, caso não tenha o costume de ir ao nutricionista com frequência para ter essa análise feita, comece observando como anda o seu desempenho nos últimos meses, se tem sentido fraqueza, sonolência, se a sua imunidade está baixa, dentre outros detalhes.

Tudo isso é sinal de que o seu corpo pode estar recebendo poucos nutrientes, por isso, pode ser o sinal para buscar um nutricionista e começar a suplementar a sua alimentação.

Sobre o Autor

Erick Araujo