Notícias

Quem é Tiquinho Soares, o artilheiro do Botafogo na temporada?

Escrito por Erick Araujo

O torcedor botafoguense só consegue pensar em um nome no momento: Tiquinho Soares. O atacante brasileiro, que chegou no Botafogo ainda no ano passado, vem conquistando o coração dos torcedores e fazendo excelentes partidas recentemente, Mas, afinal de contas, quem é e de onde veio o artilheiro do Botafogo na atual temporada?

Até um ano atrás mais ou menos, praticamente nenhum torcedor brasileiro sequer conhecia Tiquinho Soares. Isso porque o jogador, que hoje faz um sucesso absurdo com a camisa do Botafogo, não chegou a ser exatamente conhecido no país. Na verdade, ele alcançou o auge da sua carreira em outro lugar: Portugal.

Conheça Tiquinho Soares 

Francisco das Chagas Soares dos Santos, mais conhecido como Tiquinho Soares, nasceu em 17 de janeiro de 1991 na cidade de Sousa, cidade localizada há pouco mais de 370 quilômetros de João Pessoa – capital da Paraíba. Como bom brasileiro nascido na década de 1990, o jovem paraibano obviamente cresceu apaixonado pelo futebol.

Tiquinho começou a sua carreira nas divisões de base de times de pouca expressão, mas subiu relativamente rápido para uma equipe conhecida no país. Entre 2007 e 2008, ele vestiu a camisa do Palmeiras das Rocas, um clube de Natal (Rio Grande do Norte) que é conhecido justamente pela formação de bons jogadores.

No entanto, Tiquinho ficou pouco tempo na equipe. Em 2008 mesmo, ele acabou indo para o Corinthians de Alagoas. Mas foi em 2009, aos 17 anos de idade, que ele chegou a uma equipe mais tradicional no cenário do futebol brasileiro, a qual acabou lhe lançado também profissionalmente: o América de Natal.

No mesmo ano em que chegou no América de Natal, Tiquinho Soares acabou subindo para o profissional. Ficou no clube até 2010, sendo comprado logo em seguida pelo Botafogo da Paraíba. Os anos seguintes, no entanto, foram marcados por uma série de empréstimos e pouca relevância em nível nacional.

Muito antes do Botafogo, Tiquinho Soares rodou por vários clubes de menor expressão

Muito antes de se tornar o artilheiro do Botafogo e bater de frente com grandes atacantes do futebol brasileiro, Tiquinho Soares rodou por vários clubes de menor expressão. Em 2011, ele acabou sendo comprado pelo chamado CSP (Centro Sprotivo Paraibano); depois, pelo Sousa e Caicó.

Em 2012, Tiquinho voltou para o CSP e, então, passou a ser emprestado para diversos clubes pequenos do Brasil. Foi parar no Cerâmica (Rio Grande do Sul), Treze (Paraíba), Veranópolis (Rio Grande do Sul), Pelotas (Rio Grande do Sul) e até mesmo no Lucena SC (da Paraíba) – tudo isso por empréstimo.

Acontece que em 2014, quando ainda tinha contrato com o CSP, Tiquinho acabou sendo emprestado para um clube localizado do outro lado do Atlântico. O atacante paraibano foi parar no Nacional, clube que na época disputava a primeira divisão da Liga de Portugal. Curiosamente, foi em terras lusitanas que ele acabou se destacando. 

A boa passagem de Tiquinho Soares pelo futebol português 

Há quem diga que foram os anos no futebol português que fizeram com que Tiquinho Soares chamasse a atenção do Botafogo – e de outros clubes brasileiros, a exemplo do Vasco, em diferentes ocasiões. No Nacional, ele disputou duas temporadas e obteve números bem interessantes.

Em seu primeiro ano, ainda por empréstimo, fez dois gols em 14 jogos. Já no segundo, atuou em 35 partidas e anotou 14 gols, uma média bastante satisfatória para um jogador que, até poucos anos, estava passando de um clube para o outro – nenhum de verdadeira relevância em nível nacional.

A boa atuação no Nacional fez com que Tiquinho fosse comprado pelo Vitória, também de Portugal. Em 22 jogos pelo clube, o jogador marcou nove gols – e aí ficou grande demais naquele cenário. Foi então que um dos maiores clubes portugueses decidiu apostar no atacante paraibano: o Porto.

Tiquinho Soares foi contratado pelo Porto na temporada 2016/2017 e chegou mostrando bastante serviço. Em 17 partidas pelo clube, marcou 12 gols. No ano seguinte, fez 34 jogos e marcou 11 gols. Depois, mais 41 jogos e 22 gols (a temporada mais goleadora da sua carreira. Em 2019/2020, fez 48 partidas e 19 gols. A essa altura, Tiquinho já era um jogador bem visto em Portugal – mas estava prestes a deixar o país.

Antes de chegar ao Botafogo, Tiquinho Soares chegou a ser ventilado no Vasco

Em 2020, o atacante Tiquinho Soares foi comprado pelo Tianjin Teda, da China. A sua passagem pelo clube chinês durou pouco, principalmente porque aconteceu no começo da pandemia da Covid-19 – que teve o seu epicentro justamente no país asiático. Sendo assim, ele acabou ficando livre no mercado em pouco tempo. 

Foi então que, em 2021, depois de boas temporadas no futebol português, Tiquinho começou a receber algumas propostas de times brasileiros. Neste ano, por exemplo, ele chegou a ser oferecido ao Vasco e outros clubes tradicionais do Brasil, como Palmeiras, Cruzeiro, Grêmio e Fluminense.

Na época, chegou-se a pensar que poderia ser uma boa contratação para o Vasco. Mas o Gigante da Colina, na Série B do Campeonato Brasileiro, estava passando por um período bastante difícil, lutando para conseguir se manter na segunda divisão e com problemas financeiros. Por esse e vários outros fatores, acabou que a negociação falhou.

Por fim, sem “vaga” no Brasil na ocasião, Tiquinho Soares foi para o futebol da Grécia vestir a camisa do Olympiacos. Em sua primeira temporada teve novamente um desempenho interessante: 14 gols em 47 jogos. Chegou a iniciar uma segunda temporada pelo clube, mas aí chamou a atenção do Botafogo.

O artilheiro do Fogão 

Depois de ter sido comprado por John Textor, o Botafogo iniciou um processo de reestruturação e investimentos. O clube passou a buscar jogadores com potencial em diversos cantos do mundo, não restringindo o seu olhar ao Brasil ou aos jogadores que, em algum momento, jogaram bem no país.

Foi assim que o Fogão foi parar em Tiquinho Soares. O atacante, que poderia ter sido jogador do Vasco, Cruzeiro e outros, acabou sendo contratado pelo Botafogo em 2022, praticamente na metade da temporada. De imediato, o jogador trouxe uma nova cara para a equipe – principalmente quando o assunto é bola na rede.

Sobre o Autor

Erick Araujo