Saúde e Bem Estar

Qual é a diferença do fermento químico e biológico?

diferença do fermento quimico e biologico
Escrito por wendson

Você já sabe qual é a diferença do fermento químico e biológico? Quase todos sabem que o fermento químico é aquele usado para bolos e o biológico no preparo de pães e massas mais pesadas. Seja no pão do café da manhã, no bolo do lanche da tarde ou no biscoitinho da ceia, o fermento está sempre presente em nossa rotina.

O fermento químico está sempre exercendo um papel importantíssimo na indústria alimentícia. Além da aparência, eles são formados por compostos diferentes e, apesar de serem responsáveis por resultados similares, dependem de fatores quase opostos para agirem.

Mas você sabia que o bicarbonato de sódio tem influência direta nisso tudo? Antes de entender a relação desse composto tão versátil, precisamos primeiramente compreender a fermentação em si. Sendo assim, quando falamos da diferença do fermento químico e biológico, é impossível não mencionar o bicarbonato de sódio.

Então, para você entender exatamente como usar cada um deles e quais cuidados tomar, vamos falar um pouco sobre a diferença do fermento químico e biológico. Além disso, quais são seus usos? Vamos ver tudo isso e mais a seguir. Siga a leitura e aprenda!

Afinal, qual é a diferença do fermento químico e biológico?

A fermentação é um fenômeno amplamente utilizado no segmento alimentício, tanto industrial quanto caseiro, com apenas um objetivo: promover o crescimento da massa que está sendo preparada, de forma leve e uniforme. Para isso, existem dois tipos mais comuns de fermentos: biológico e químico.

Para entender suas diferenças, vamos descrever cada um deles a seguir, veja:

Fermento biológico

Esse tipo de fermento é formado por uma grande quantidade de células de Saccharomyces cerevisiae, microrganismos vivos da classe dos fungos comumente chamados de leveduras. Ao entrar em contato com a massa, elas começam um processo de alimentação da glicose presente na farinha, e essa digestão desencadeia a produção de alguns compostos. 

Entre eles, está o gás carbônico, gerado em bolhas que provocam o crescimento da massa – é por isso que ela fica com um aspecto “aerado”. Esse processo de fermentação não é tão rápido, e ele é interrompido quando a mistura é colocada para assar, pois as leveduras acabam morrendo com o calor. Além disso, os fermentos biológicos podem ser encontrados em grãos, tabletes ou em pó, e possuem dois tipos principais: fresco e seco.

Fermento químico

Esse é o tipo mais usado, principalmente no meio industrial, e sua fermentação também precisa da obtenção de gás carbônico (CO2) para que a massa cresça, assim como o fermento biológico. Porém, a grande diferença entre os dois é a forma com que o CO2 é produzido, e é aqui que entra o nosso querido bicarbonato de sódio!

O fermento químico é composto por uma combinação de bicarbonato de sódio e algum tipo de ácido (sais ácidos/ácidos orgânicos). Ao entrar em contato com a umidade da massa e com o calor do forno (aproximadamente 60ºC), uma reação química é ativada e o bicarbonato se decompõe

Isso acaba formando as bolhas de gás carbônico necessárias para o crescimento da massa! Dessa forma, ele não precisa daquele “tempo de descanso” da massa que é necessário quando se usa o fermento biológico.

Quais são os usos dos fermentos?

Agora já vimos a diferença do fermento químico e biológico, que está principalmente baseado na ação e no tempo desses fermentos. Mas você sabe para que eles são usados? A maioria das pessoas já sabe! Eles são utilizados em receitas como:

  • Bolos simples
  • Torta de liquidificador
  • Panquecas
  • Pizza de queijo com pepperoni
  • Pão de chocolate e avelã
  • E muitas outras

Ao saber da diferença do fermento químico e biológico, vale notar que um é mais útil dentro de casa que o outro. Como já dito, o fermento químico pula a espera que o fermento biológico precisa. Por isso, um é mais adequado para certas receitas que o outro, portanto siga as instruções de forma correta e não escolha o fermento errado.

Agora que você já sabe qual é a diferença do fermento químico e biológico, compre um ou outro com a determinada necessidade que você possui no momento e bote a mão na massa, fazendo receitas deliciosas!

Sobre o Autor

wendson