Saúde e Bem Estar

Como escolher um plano de saúde? Veja em que detalhes prestar atenção

Escrito por Erick Araujo

Confira super dicas de como escolher um plano de saúde, levando o que voce precisa e te atender da melhor forma

A escolha de um plano de saúde pode ser uma tarefa complicada, considerando a grande variedade de opções disponíveis no mercado.

O processo de seleção deve levar em conta diversos fatores, como cobertura, rede credenciada, carência, preço e reputação da operadora, avaliar as suas necessidades específicas de saúde e os serviços que você espera receber do plano.

Confira nossas dicas para ajudar você a escolher o melhor plano de saúde para suas necessidades.

Dicas de como escolher um plano de saúde

Normalmente as pessoas se prendem apenas aos grandes nomes de planos e comparativos entre eles. Mais do que comprar unimed vs bradesco ou mesmo vs amil, vamos nos ater aos detalhes que você deve prestar atenção em cada plano e assim tomar uma decisão mais acertada:

Cobertura

Um dos primeiros aspectos a serem avaliados na escolha de um plano de saúde é a cobertura oferecida. Verifique se o plano atende às suas necessidades médicas individuais, especialmente em relação a consultas, exames, internações e tratamentos.

Uma boa maneira de fazer essa avaliação é pensando nos diagnósticos e procedimentos que você já precisou ao longo do tempo e comparando com as coberturas oferecidas pelos planos em análise.

Rede Credenciada

Outro fator importante é a rede credenciada. Verifique se o plano escolhido tem hospitais, clínicas e médicos credenciados próximos à sua residência ou local de trabalho, o que facilita o acesso aos serviços de saúde.

Certifique-se também de que a rede credenciada seja ampla e de qualidade, atendendo especialidades médicas diversas e incluindo centros de referência em cada área.

Carência

A carência é o período em que o usuário não poderá utilizar todos os serviços oferecidos pelo plano. Geralmente, esse período varia entre 30 e 180 dias e pode ser negociado com a operadora na hora da contratação.

Verifique o tempo de carência do plano escolhido e se existe alguma possibilidade de reduzi-lo.

Preço

O preço é um fator importante na escolha de um plano de saúde, mas não deve ser o único critério considerado.

Compare os valores das mensalidades dos planos em análise e avalie se o custo-benefício está de acordo com as suas necessidades.

Verifique também se existem taxas extras, como coparticipação ou co-seguro, que devem ser pagas pelo usuário em casos específicos.

Reputação da Operadora

A reputação da operadora é um fator que não pode ser ignorado na escolha de um plano de saúde.

Verifique a opinião de outros usuários sobre os serviços prestados pela operadora, bem como sua solidez financeira e sua capacidade de cumprir seus compromissos. É possível fazer essa avaliação por meio do site da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e de sites e fóruns especializados em saúde.

Conclusão

Escolher um plano de saúde pode parecer uma tarefa difícil, mas seguindo essas dicas e avaliando cuidadosamente as opções disponíveis, é possível tomar uma decisão informada e consciente.

Lembre-se sempre de que a escolha de um plano de saúde deve ser baseada em suas necessidades individuais, buscando encontrar um equilíbrio entre cobertura, rede credenciada, carência, preço e reputação da operadora.

A escolha certa pode fazer toda a diferença no seu bem-estar e qualidade de vida.Não dei também de praticar esportes ao ar livre, pois pode ajudar muito na sua saude!

Sugestões e dicas podem deixar nos comentários!

Sobre o Autor

Erick Araujo