Saúde e Bem Estar

Dicas para praticar esportes ao ar livre

Escrito por Erick Araujo

O frio está começando a aparecer e está começando a custar um pouco mais sair de casa, mas você sabia que praticar esportes no frio traz mais benefícios do que você imagina?

Com o frio, a temperatura corporal baixa e o nosso organismo deve fazer um esforço maior para recuperar o calor, pelo que a sua atividade metabólica aumenta e o nosso desempenho muscular, cardiovascular e cardiopulmonar melhora.

Além disso, quando nos exercitamos em baixas temperaturas, aumenta a produção de leucócitos e granulócitos, responsáveis ​​pelo bom funcionamento do sistema imunológico.

E como se isso não bastasse, mais calorias são queimadas!

Agora que você não tem mais preguiça de sair e praticar esportes, trazemos algumas dicas para que você continue curtindo suas rotinas de exercícios sem passar frio.

Vestimenta adequada

O primeiro ponto que deve se atentar é a sua vestimenta. É importante a atividade física, mas mais importante é sua saúde.

Estar com uma roupa adequada para a pratica de atividade física é muito importante. Ela deve ser ao mesmo tempo confortável, mas também proteger sua pele do vento gelado que você pode pegar em épocas de outono e inverno.

Outro ponto importante a considerar são seus tênis. Você precisa calçar um tênis adequado para a pratica do esporte que escolher fazer ao ar livre. Existem modelos de tênis apropriados para cada esporte, sendo tênis específicos para corrida, tênis para musculação e outros para cada tipo de esporte diferente.

Se tiver dúvidas, visite uma loja de tenis nike ou uma loja online de tênis para poder conhecer os modelos apropriados para cada atividade. Aproveite e conheça o tenis dolce gabbana masculino.

O que mais me atentar para exercícios físicos em época de frio

Antes de tudo, você deve proteger bem as mãos e os pés, pois com o frio o sangue é direcionado para o centro do corpo, com o qual é mais provável que eles fiquem resfriados. Mas esta tem uma solução fácil, com um bom par de luvas, meias e pantufas, estarás pronto para tudo.

Você também deve proteger a cabeça e o pescoço, porque geralmente são as partes que deixamos expostas, e até 50% do calor do corpo é perdido lá.

Não se esqueça de se hidratar, pois quando está mais frio é quando nosso corpo precisa de mais água, e hidrate sua pele, pois o frio pode ser ainda mais agressivo que o calor com a nossa pele, então usar protetor solar será uma opção ideal.

E para os alongamentos? Como os músculos ficam mais dormentes com o frio, deve-se fazer aquecimentos e alongamentos mais longos, cerca de 10 minutos.

E chegamos ao ponto mais importante, use roupas apropriadas e agasalhe-se bem.

O ideal são 3 camadas: a primeira com material hidrorrepelente para que o suor respire e não fique frio (não o algodão, que fica molhado), a segunda térmica (que vai nos ajudar a reter o calor) e a terceira impermeável, corta vento e respirável.

Assim, ao se vestir em camadas, se você estiver com calor, poderá removê-las facilmente e colocá-las novamente quando esfriar. E não esqueça de levar uma muda de roupa após o treino para não ficar suado ao final do exercício.

Se você está procurando roupas com as quais estará preparado contra todas as adversidades, recomendamos que você pesquise nossa seleção de roupas Nike, Adidas, Under Armour, três marcas especialistas em enfrentar o frio.

Outro ponto importante é a hidratação. Por mais que nas épocas de outono e inverno nossa transpiração diminua, ainda sim é importante hidratar o corpo e manter um bom funcionamento dos rins. Por isso, leve sempre uma garrafinha de água para ingerir líquidos enquanto realiza sua atividade física preferida ao ar livre.

E como notas finais, não se esqueça de se alimentar bem, tomando um bom café da manhã completo que inclua cereais, leite e frutas, e de se atentar ao tempo antes de sair para treinar, o que vai te poupar algum susto.

E agora que você já conhece todas as dicas e vantagens de praticar esportes no inverno, deixe a preguiça de lado e aproveite os benefícios do frio para se exercitar.

Sobre o Autor

Erick Araujo