Um dos grandes desafios na gestão de uma obra é o controle da qualidade dos insumos utilizados, principalmente quando é um projeto envolvendo a criação de novas estruturas.
Desta forma, é necessário ter rígidos padrões de controle, principalmente em relação à escolha do concreto.
Por isso, muitas obras optam pelo uso de concreto usinado.
Índice do conteúdo
Cimento e concreto: quais são as principais diferenças?
Antes de explicar o que é concreto usinado, é importante distinguir as principais diferenças entre concreto e cimento.
O cimentoé um composto químico seco e moído. Ao ser misturado com água, há uma reação lenta que forma um novo composto que, no caso, é sólido.
Já o concreto é uma mistura formada por cimento, água, agregados (areia e pedra) e, muitas vezes, aditivos. No caso, o cimento e a água formam um composto que une os agregados quando endurecida. Inicialmente, o concreto encontra-se em estado mais plástico. Sendo assim, ele é extremamente flexível e pode ser moldado nas mais diversas formas e texturas, além de poder ser usado para inúmeras finalidades.
Principais tipos de concreto
Os principais tipos de concreto são:
- Concreto convencional: recebe esse nome por ser produzido a partir de uma mistura padrão de água, cimento, areia e brita, sem ser adicionado aditivos. Sua resistência pode variar de 10 a 40 Mpa.
- Concreto bombeável: É uma variação do concreto convencional. Sua consistência é mais líquida através do aumento da quantidade de água e a diminuição da granulometria do agregado, além da adição de um aditivo para produzir, assim, um concreto menos denso. Sua colocação na obra é por meio de bombeadores (tubulação que sai do caminhão betoneira).
- Concreto armado: a grande diferença do concreto armado para os anteriores está na colocação de armaduras de barras de aço que irão proporcionar ao concreto resistência e tração. Por exemplo, esse tipo de concreto é muito utilizado em projetos de pilares e lajes.
- Concreto usinado: é aquele dosado na central. Ou seja, o concreto pronto é produzido com uma quantidade certa e rigorosa dos materiais, tendo um controle de qualidade extremamente elevado.
O que é concreto usinado?
Como foi visto, o concreto dosado em central (CDC), popularmente tratado como concreto usinado, é aquele preparado em empresas concreteiras e transportado até o canteiro por caminhões betoneiras. Como vimos, o concreto usinado é composto por areia, brita, cimento e aditivos.
A norma que trata deste tipo de concreto é a ABNT NBR 7212. A depender do tipo e complexidade do projeto, o concreto usinado receberá proporções diferentes dos seus insumos.
Para isso, será levado em consideração:
- Resistência característica do concreto à compressão (Fck);
- Consumo de cimento por metro cúbico de concreto;
- Composição do traço;
- Tipo de cimento;
- Características específicas;
- Propriedades e condições especiais.
Vantagens do uso do concreto usinado
Dentre as principais vantagens do concreto usinado está a possibilidade de maior racionalização do uso de insumos, já que existe um controle rígido na quantidade de cada um dos componentes. Uma outra vantagem é em relação à economicidade da mão de obra.
Não se pode esquecer a questão relacionada com a qualidade: o concreto usinado, segue padrões rígidos de produção e de controle adotados pelas centrais dosadoras.
Principais cuidados na escolha do concreto usinado
Em se tratando de concreto usinado, é necessário que a concreteira escolhida atenda a alguns requisitos, tais como:
- Ter um laboratório de controle e um responsável técnico;
- Apresentar bons equipamentos de preparação e transporte;
- Utilizar insumos com garantia de procedência e qualidade;
- Ter processos de produção com alta qualidade;
- Respeitar a legislação ambiental através de processos e controles rígidos, tais como filtros, reciclagem e disposição de rejeitos.
Além disso, ao receber o concreto na obra, a equipe responsável deverá conferir se o caminhão betoneira está lacrado e se o código do lacre corresponde ao código presente na nota fiscal. É importante pontuar que as usinas de concreto recebem pedidos de várias obras, com diversos tipos diferentes de concreto. Por isso, é importante fazer toda essa conferência.
Também é necessário levar em consideração a distância entre a usina de concreto e a obra, pois isso impactará nos custos gerais e na qualidade do concreto usinado.