Dicas e Sugestões

Dicas para montar uma lista de compras morando sozinho

Escrito por Erick Araujo

Confira algumas dicas essenciais para montar uma lista de compras morando sozinho e garantir que nenhum produto seja desperdiçado.

Morar sozinho pode ser uma experiência incrível, mas também pode ser um desafio quando se trata de fazer compras de supermercado. Sem a ajuda de outras pessoas para compartilhar a lista de compras, pode ser difícil decidir o que comprar e quanto. 

Além da dificuldade de fazer esse processo sozinho, ainda é preciso levar em consideração a quantidade para que nenhum item seja desperdiçado durante o mês.

Para te ajudar nesse desafio, vamos apresentar quatro dicas importantes para ajudá-lo a fazer uma lista de mercado eficiente enquanto mora sozinho.

Faça uma lista de itens essenciais

O primeiro passo para fazer uma lista de mercado eficiente é fazer uma lista de itens essenciais que você precisa comprar regularmente. Isso inclui alimentos básicos como arroz, feijão, massas, frutas, legumes e carnes.

Também é importante incluir itens que são encontrados no atacado de produtos de higiene pessoal e produtos de limpeza, como sabão em pó, desinfetante e papel higiênico.

Ao fazer sua lista de itens essenciais, certifique-se de levar em consideração sua rotina diária. Por exemplo, se você costuma fazer café todas as manhãs, certifique-se de incluir café na sua lista. Se você tem uma dieta especial ou restrições alimentares, certifique-se de incluir alimentos que atendam às suas necessidades.

Estabeleça um orçamento

Ao morar sozinho, é importante estabelecer um orçamento para suas compras de supermercado. Isso ajudará você a controlar seus gastos e garantir que não gaste mais do que pode.

Ao estabelecer um orçamento, leve em consideração seus hábitos alimentares e suas necessidades diárias. Além disso, lembre-se de incluir na sua lista de compras apenas o que é realmente necessário para evitar desperdícios.

Outra dica, é buscar por opções mais baratas para a compra de certos itens, como por exemplo, uma adega que oferece bebidas para revenda e atacados. 

Faça compras semanalmente

Quando se mora sozinho, pode ser tentador fazer compras em grandes quantidades para economizar dinheiro. No entanto, isso pode acabar levando ao desperdício de alimentos e dinheiro.

Em vez disso, faça compras semanalmente para garantir que você compre apenas o que precisa e evitar que os alimentos estraguem.

Ao fazer compras semanalmente, leve em consideração seus hábitos alimentares e sua rotina diária. Por exemplo, se você costuma cozinhar em casa todos os dias, certifique-se de comprar ingredientes frescos suficientes para uma semana.

Use aplicativos de lista de compras

Existem muitos aplicativos disponíveis e até mesmo sites de mercados que podem ajudá-lo a fazer sua lista de compras de forma eficiente. Esses aplicativos podem ajudá-lo a manter um registro dos itens que você precisa comprar, permitindo que você adicione ou remova itens conforme necessário.

Alguns aplicativos também podem ajudá-lo a comparar preços e encontrar ofertas especiais em produtos.

Ao usar aplicativos de lista de compras, certifique-se de escolher um que seja fácil de usar e que atenda às suas necessidades. Além disso, certifique-se de atualizar sua lista regularmente para garantir que você não se esqueça de nada, para isso, passe por todas as categorias, desde mercearia até bebidas alcoólicas.

Podemos notar que fazer uma lista de mercado eficiente enquanto se mora sozinho pode ser fácil seguindo essas dicas.

Certifique-se de fazer uma lista de itens essenciais, estabelecer um orçamento, fazer compras semanalmente e usar aplicativos de lista de compras. Com essas dicas, você pode economizar muito mais e garantir que nenhum produto seja desperdiçado.

Sobre o Autor

Erick Araujo