Decoração

Como decorar o quarto infantil gastando pouco?

Escrito por Erick Araujo

Decoração de quarto infantil é um momento repleto de entusiasmo e expectativa. Imaginamos um espaço lúdico, seguro e agradável para nossos pequenos, no qual eles possam brincar, descansar e crescer. Porém, nem sempre dispomos de um orçamento elevado para transformar essas ideias em realidade. 

Dicas para decorar o quarto infantil gastando pouco

A boa notícia é que existem maneiras criativas e acessíveis de criar um ambiente encantador para os nossos filhos sem comprometer a qualidade e o estilo. Este é o desafio que estamos prestes a abraçar: mostrar que é possível decorar o quarto infantil gastando pouco.

Escolha uma paleta de cores simples e versátil

As cores têm um papel crucial na decoração. Ao escolher uma paleta de cores simples, versátil e agradável, você poderá economizar dinheiro ao longo do tempo. Opte por tons neutros nas paredes, que servirão de base para os detalhes coloridos e temáticos. 

Os tons de branco, bege ou cinza são sempre uma escolha segura e permitem inúmeras combinações. 

Se quiser acrescentar um pouco de cor, considere pintar uma única parede com uma cor mais viva ou aplicar adesivos de parede, que podem ser facilmente substituídos à medida que o gosto da criança muda.

Invista em móveis multifuncionais

Móveis multifuncionais são uma excelente maneira de economizar dinheiro e espaço. Considere comprar uma cama com gavetas embutidas para armazenamento, uma mesa que também pode ser usada como estação de trabalho ou um baú que serve como assento e local para guardar brinquedos. 

Além de oferecerem múltiplas funções, esses móveis podem acompanhar o crescimento da criança, evitando a necessidade de trocá-los rapidamente.

Quadro decorativo infantil

Por fim, uma excelente opção para adicionar um toque de encanto e fantasia ao quarto da criança é investir em um quadro decorativo infantil. Eles estão disponíveis em uma infinidade de temas e estilos, podendo ser facilmente trocados à medida que os interesses da criança evoluem. 

Não precisam ser caros: existem opções acessíveis em lojas online e até mesmo a possibilidade de criar seu próprio quadro, utilizando ilustrações, colagens ou a própria arte da criança.

Faça você mesmo

O DIY (Do It Yourself, ou Faça Você Mesmo) pode ser um grande aliado na decoração do quarto infantil. 

Crie objetos decorativos a partir de materiais que já possui em casa, como tecidos, papelão, madeira e latas. Faça guirlandas de papel, almofadas coloridas, nichos com caixas de sapato ou até mesmo uma cabana de tecido. 

Aproveite para envolver a criança nesse processo, tornando a decoração uma atividade divertida e significativa para ela.

Recicle e reutilize

Antes de comprar algo novo, pergunte-se se você pode reciclar ou reutilizar algo que já possui. Uma cômoda antiga pode ganhar nova vida com uma camada de tinta, um quadro velho pode se transformar em um lousa divertida, e um carrinho de mão antigo pode virar uma estante original para livros. 

Procure inspiração em sites e blogs de decoração e adapte as ideias à sua realidade.

Personalize o espaço com toques criativos

A personalização é uma maneira eficaz de adicionar charme e originalidade ao quarto do seu filho, sem gastar muito. 

Considere as preferências e interesses da criança na hora de decorar. Utilize suas obras de arte como decoração de parede, exiba suas fotos favoritas em um varal de memórias ou crie um canto especial para seus hobbies e brinquedos preferidos. 

Toques pessoais tornam o espaço único e aconchegante, refletindo a personalidade da criança.

Decorar o quarto infantil gastando pouco não apenas é possível, como também pode resultar em um espaço incrivelmente charmoso e cheio de personalidade. 

As limitações orçamentárias podem, de fato, estimular a criatividade e o pensamento fora da caixa, conduzindo a soluções inovadoras e sustentáveis. Mais importante do que o quanto se gasta é o carinho, o cuidado e a diversão que são colocados nesse processo. Afinal, o quarto dos sonhos para qualquer criança é aquele onde ela se sente amada, segura e livre para ser ela mesma.

Sobre o Autor

Erick Araujo