Tecnologia

Vicio em Games tem preocupado pais e especialistas em saúde!

Escrito por Erick Araujo

Entenda os problemas que o vício em games pode trazer e como lidar com isso caso seus filhos apresentem este problema

O vício em games tem preocupado pais e especialistas de saúde por diversas razões, que vão desde o impacto no desenvolvimento social e emocional dos jovens até os riscos à saúde física e mental.

Ao longo dos últimos anos, tem sido crescente a discussão sobre os efeitos negativos do uso excessivo de jogos eletrônicos, especialmente entre crianças e adolescentes.

Por que o vício em games pode ser problemático?

Vicio em Games

Um dos principais motivos de preocupação é o impacto do vício em games na vida social e emocional dos jovens.

Muitos especialistas apontam que o uso excessivo de jogos eletrônicos pode levar à alienação social, isolamento e dificuldades de interação com outras pessoas.

Isso ocorre porque muitos jogadores passam horas a fio conectados a seus videogames, deixando de lado atividades sociais e compromissos com amigos e familiares.

Prejuízos financeiros

O vício em games também pode trazer riscos financeiros significativos. Muitos jogadores compulsivos acabam gastando quantias exorbitantes de dinheiro em jogos e itens virtuais, comprometendo suas finanças pessoais e familiares.

Além desses jogos que se compram itens, jogos como roletinha, million ball e winmi envolvem dinheiro real e Isso pode levar a endividamentos e problemas financeiros graves, além de gerar conflitos familiares e sociais.

Há também o vicio nas famosas apostas esportivas que podem desestruturar o psicológico do jovem.O que nos leva a outro item.

Saude mental afetada

O vício em games também pode afetar negativamente a saúde mental dos jovens. Estudos têm mostrado que jogadores compulsivos apresentam maior propensão a desenvolver transtornos como depressão, ansiedade e estresse pós-traumático.

Isso ocorre porque muitos jogos eletrônicos são projetados para criar uma forte dependência psicológica, fazendo com que o jogador sinta-se cada vez mais compelido a continuar jogando.

Outro motivo de preocupação é o impacto do vício em games na saúde física dos jovens.

Muitos jogadores passam horas a fio sentados em frente aos seus computadores ou consoles de videogame, sem nenhuma atividade física. Isso pode levar a problemas de saúde como obesidade, problemas posturais e sedentarismo, aumentando o risco de doenças cardiovasculares e metabólicas.

Notas ruins nos estudos

Por fim, o uso excessivo de jogos eletrônicos também pode afetar o desempenho escolar dos jovens. Jogadores compulsivos tendem a deixar de lado seus estudos em favor do tempo de jogo, o que pode levar a baixas notas e dificuldades acadêmicas.

Alguns especialistas também apontam que o vício em games pode afetar a concentração e o raciocínio lógico dos jovens, prejudicando seu desempenho em outras atividades.

Considerações finais

Diante desses riscos, é importante que pais e educadores estejam atentos ao uso que seus filhos fazem dos jogos eletrônicos, monitorando o tempo gasto em frente às telas e incentivando a prática de atividades físicas e sociais.

É fundamental ainda que haja conscientização sobre os riscos do vício em games e que se desenvolvam políticas públicas e estratégias de prevenção e tratamento para ajudar os jovens que enfrentam problemas relacionados ao uso excessivo de jogos eletrônicos.

Outro ponto importante é buscar ajuda profissional, como um psicólogo ou até um psiquiatra a depender do caso.

Caso queira contribuir com o tema, os comentários estão abertos!

Sobre o Autor

Erick Araujo