Finanças

Score Baixo? Confira essas Táticas para Aumentar sua Pontuação

Escrito por Erick Araujo

Ter um score baixo pode ser frustrante, especialmente quando você deseja solicitar crédito no mercado. No entanto, não se desespere! Existem várias táticas que você pode usar para aumentar sua pontuação e melhorar sua situação financeira. 

Aqui estão algumas estratégias comprovadas para ajudá-lo a melhorar seu score e aproveitar as oportunidades que isso pode trazer.

Verifique seu histórico de crédito

O primeiro passo para aumentar seu score é analisar seu histórico de crédito. Consulte os órgãos de proteção ao crédito, como Serasa e SPC, e verifique se há informações incorretas ou desatualizadas. 

Corrigir esses erros pode ter um impacto significativo na sua pontuação. Certifique-se de manter seus dados pessoais atualizados e de verificar regularmente seu histórico de crédito para evitar surpresas desagradáveis.

Pague suas contas em dia

Atrasar pagamentos de contas e dívidas pode prejudicar seu score. Demonstre que você é um bom pagador, mantendo suas contas em dia. 

Se você enfrenta dificuldades financeiras, entre em contato com seus credores e negocie planos de pagamento que se ajustem ao seu orçamento. Isso pode ajudar a evitar a negativação do seu nome e manter seu score em crescimento.

Mantenha seus limites de crédito sob controle

Utilizar um alto percentual do seu limite de crédito pode ser prejudicial ao seu score. Tente manter a utilização do seu crédito abaixo de 30% do limite disponível. 

Isso mostra que você é um consumidor responsável e pode gerenciar bem suas finanças. Se possível, aumente o limite de crédito em seus cartões, mas não o use como desculpa para gastar mais.

Diversifique suas linhas de crédito

Ter diferentes tipos de crédito pode ser benéfico para o seu score. Por exemplo, ter um empréstimo pessoal, financiamento de automóvel e cartão de crédito pode mostrar que você é capaz de gerenciar diferentes tipos de dívidas. 

Não solicite crédito desnecessariamente, pois isso pode reduzir sua pontuação e criar dívidas adicionais.

Utilize aplicativos para aumentar seu score

Usar um aplicativo para aumentar score pode ser uma ótima maneira de acompanhar sua pontuação e receber dicas personalizadas. 

Existem opções gratuitas, como o aplicativos para aumentar score gratis, que podem ajudá-lo a monitorar seu progresso e fornecer informações valiosas para melhorar sua pontuação.

Evite solicitar crédito com frequência

Cada vez que você solicita crédito, as instituições financeiras fazem consultas ao seu histórico. Essas consultas, quando frequentes, podem reduzir sua pontuação. Evite solicitar crédito desnecessariamente e concentre-se em melhorar seu score antes de buscar novas linhas de crédito.

Reduza suas dívidas

Ter muitas dívidas pode afetar negativamente sua pontuação. Priorize o pagamento de dívidas com juros mais altos, como cartões de crédito, empréstimos pessoais e cheque especial. 

Isso reduzirá seus encargos financeiros e, com o tempo, contribuirá para o aumento do seu score.

Considere a portabilidade de crédito

Se você tem dívidas com juros altos, considere a possibilidade de fazer a portabilidade de crédito para uma instituição financeira que ofereça taxas de juros mais baixas. 

Isso pode reduzir suas despesas financeiras e melhorar sua capacidade de pagamento, o que pode impactar positivamente sua pontuação.

Educação financeira

Investir em educação financeira é uma ótima maneira de entender como seu score funciona e tomar decisões mais informadas. Aprenda sobre orçamento, planejamento financeiro e gerenciamento de dívidas para desenvolver hábitos que contribuam para o aumento da sua pontuação.

Mantenha-se informado sobre as políticas de crédito

As políticas de crédito e as práticas das instituições financeiras podem mudar com o tempo. 

Mantenha-se atualizado sobre as mudanças na legislação e nas políticas de crédito para garantir que você esteja sempre tomando as melhores decisões para melhorar seu score.

Se você não tem histórico de crédito ou tem um histórico limitado, pode ser difícil para os credores avaliarem seu risco como mutuário. 

Nesses casos, é essencial construir um histórico de crédito positivo. Você pode começar solicitando um cartão de crédito com um limite baixo ou um empréstimo consignado. Utilize o crédito de forma responsável e sempre pague suas contas em dia para criar um histórico sólido.

Com essas táticas, você estará no caminho certo para aumentar seu score e ter acesso a melhores condições de crédito no mercado. 

Sobre o Autor

Erick Araujo