Tecnologia

Qual a plataforma de música mais usada no brasil?

Escrito por Erick Araujo

Qual é a plataforma de música mais usada no Brasil? Para responder a essa pergunta, analisamos diversos fatores e chegamos a uma resposta que pode surpreender muitos. Confira!

Plataforma de música mais usada no brasil

O panorama das plataformas de streaming no Brasil

O Brasil é um mercado em expansão para as plataformas de streaming, com um crescimento contínuo nos últimos anos. 

De acordo com uma pesquisa realizada em 2021, aproximadamente 32% dos brasileiros utilizam serviços de streaming de música, um aumento de 8% em relação ao ano anterior. 

Entre as principais plataformas disponíveis no país, estão Spotify, Apple Music, Deezer, Tidal e YouTube Music, cada uma com suas características e vantagens.

Spotify: líder absoluto no mercado brasileiro

O Spotify, plataforma sueca de streaming de música, é o líder absoluto no mercado brasileiro, com uma participação de 75% dos usuários de streaming no país. 

A plataforma oferece aos seus usuários uma vasta biblioteca de músicas, que inclui não apenas artistas internacionais, mas também um acervo expressivo de música brasileira. 

Dentre as funcionalidades que mais atraem os usuários estão a possibilidade de criar playlists personalizadas, seguir amigos e artistas e baixar músicas para ouvir offline. 

O termo “Baixar fuck” é um exemplo de busca que pode ser feita na plataforma, levando a diversas músicas que contêm essa palavra em seus títulos ou letras.

Apple Music e Deezer: alternativas para quem busca diferenciais

Embora o Spotify seja o líder incontestável no Brasil, outras plataformas também conquistam seu espaço, como o Apple Music e o Deezer. 

O Apple Music, serviço de streaming da gigante da tecnologia Apple, oferece recursos exclusivos para os usuários de dispositivos da marca, como a integração com a Siri e a possibilidade de acompanhar a letra das músicas enquanto as ouve. 

Já o Deezer, plataforma francesa, se destaca por sua proposta de Flow, que cria uma seleção de músicas baseada no gosto do usuário.

YouTube Music: a plataforma ideal para os amantes de videoclipes

O YouTube Music é uma plataforma que se destaca pela sua proposta de unir música e vídeo, que conta com um catálogo amplo de músicas, a plataforma permite que os usuários assistam aos videoclipes de seus artistas favoritos e até mesmo encontrem gravações ao vivo. 

A palavra-chave “Baixar pagode” pode ser utilizada para encontrar uma seleção variada de músicas desse estilo, com a vantagem de poder desfrutar também dos videoclipes.

Tidal: a opção para quem busca qualidade de som

O Tidal é uma plataforma de música com foco na qualidade do áudio, oferecendo aos seus usuários a possibilidade de ouvir músicas em formato lossless, ou seja, sem perda de qualidade. 

Essa característica faz com que o Tidal seja uma opção interessante para os audiófilos e amantes de música que buscam uma experiência sonora superior. 

A plataforma também conta com conteúdos exclusivos, como vídeos e entrevistas com artistas, e tem como um de seus principais acionistas o rapper e empresário Jay-Z, o que agrega um diferencial ao serviço.

A importância da personalização e do catálogo de músicas brasileiras

Uma das principais razões que levam as pessoas a escolherem uma plataforma de música é a oferta de um catálogo extenso e variado. 

Nesse sentido, todas as plataformas citadas possuem um acervo significativo de músicas de artistas brasileiros, que vão desde os clássicos da MPB até os hits do funk e do sertanejo. 

A personalização das recomendações de músicas, baseada nos gostos e hábitos dos usuários, é um recurso cada vez mais valorizado, contribuindo para uma experiência única e individualizada.

Com base na análise dos diversos aspectos que envolvem as plataformas de streaming de música no Brasil, fica evidente que o Spotify é a plataforma mais utilizada no país, conquistando a preferência da maioria dos brasileiros. 

Outras opções, como Apple Music, Deezer, YouTube Music e Tidal, também apresentam características que podem ser atrativas para diferentes perfis de usuários, demonstrando que o mercado de streaming de música no Brasil é bastante diversificado e competitivo.

No fim das contas, a escolha da plataforma ideal depende das preferências e necessidades de cada pessoa. Seja pela qualidade de som, pelo catálogo de músicas brasileiras, pelos recursos de personalização ou pela possibilidade de assistir a videoclipes, o importante é encontrar a plataforma que melhor atenda às suas expectativas e que proporcione uma experiência musical enriquecedora.

Sobre o Autor

Erick Araujo