Tecnologia

Análise: Impressora HP Smart Tank 517 é boa?

Análise: Impressora HP Smart Tank 517 é boa?
Escrito por Erick Araujo

A Impressora HP Smart Tank 517 é boa? Com baixo custo de tinta e qualidade de impressão imbatível, mas está longe de ser rápido.

A HP Smart Tank HP 517 (R$ 1.059,00) é uma impressora multifuncional a jato de tinta projetada para reduzir drasticamente os custos contínuos de tinta. Em vez de usar cartuchos de tinta – o que é comum até nas melhores impressoras all-in-one – você compra as quatro tintas em frasco e despeja cada tinta no tanque de alta capacidade correspondente. Espero que este artigo que o Fórum do Consumidor preparou ajude na sua decisão de compra.

Qual melhor impressora tanque de tinta HP ou Epson?

Os tanques de tinta são visíveis através de quatro janelas no painel frontal, para que você sempre possa ver os níveis de tinta.

Este design de economia de tinta é semelhante ao das impressoras concorrentes, como a Epson EcoTank, que também usa tanques de tinta recarregáveis ​​que oferecem preços mais baixos por página.

Como a Impressora HP Smart Tank 517, a Epson envia frascos de tinta com suas impressoras EcoTank para recargas fáceis e muito valor inicial.

A linha Brother INKvestment, por outro lado, usa cartuchos de tinta de alta capacidade em vez de tanques recarregados manualmente, mas essa impressora também visa reduzir despesas operacionais.

É uma tendência que estamos felizes em ver, pois trata de duas das maiores dores de cabeça da propriedade de impressoras: custos de tinta e tempo de inatividade para substituição de tinta.

Selecionar as molduras para trabalho é uma arte por si só. A escolha adequada pode exaltar a beleza da obra, criando harmonia e equilíbrio. Desde molduras simples até as mais ornamentadas, a decisão correta potencializa a estética do seu trabalho artístico.

Como colocar tinta na impressora HP Smart Tank 517?

A Impressora HP Smart Tank 517 vem com quatro frascos de tinta Hp gt 51 de capacidade total, avaliados em R$ 91,60 no total.

tinta na impressora HP Smart Tank 517
Tinta HP Smart Tank 517

A tinta preta deve durar 6.000 páginas, enquanto as tintas coloridas (ciano, magenta e amarelo) podem durar 8.000 páginas. Se você seguir o volume de página mensal recomendado de 200 a 500 páginas, levará algum tempo antes de precisar comprar tinta de reposição.

Além dos tanques de tinta, que oferecem custos de tinta drasticamente baixos, os recursos são os que você esperaria de uma impressora multifuncional a jato de tinta. A Impressora HP Smart Tank 517 imprime, copia, digitaliza e envia fax.

Ele possui uma bandeja de entrada de papel vertical para 100 folhas na parte traseira e uma bandeja de saída de 30 folhas na frente, na parte inferior. Quando você puxa a bandeja, uma trava se levanta para evitar que as impressões caiam no chão.

O painel de controle consiste em uma tela de toque monocromática de 2,2 polegadas e alguns botões sensíveis ao toque ao seu redor. Não há teclado de 10 teclas para inserir números de fax, embora você possa usar a pequena tela de toque.

Devido à falta de botões físicos, você pode querer enviar um fax usando o aplicativo HP Smart em um computador. Você também pode enviar um fax usando o aplicativo em um dispositivo iOS ou Android.

Velocidade e qualidade de impressão HP 517

A Impressora HP Smart Tank 517 possui um alimentador automático de documentos (ADF) embutido na tampa do scanner e pode conter até 35 folhas. (HP Smart Tank Plus 551, um pouco mais barato, não tem scanner, mas é idêntico ao modelo que analisamos.)

O vidro do scanner pode acomodar documentos em tamanho carta e documentos em tamanho ofício pode ser digitalizados por meio do ADF. As dobradiças da tampa não seguram a tampa em um ângulo agudo; para que a tampa se sustente, é necessário levantá-la 90 graus completos. Não há duplexador para fazer impressões frente e verso.

A Impressora HP Smart Tank 517 é um pouco grande para uma impressora jato de tinta, medindo 17,6 x 14,7 x 7,8 polegadas sem as bandejas de papel estendidas. Você também vai querer folga vertical para levantar a tampa do scanner. Além do Wi-Fi de banda dupla, há uma porta USB 2.0 na parte traseira.

Velocidade de impressão da Impressora HP Smart Tank 517

A HP Smart Tank 517 imprimiu nosso documento de texto de cinco páginas em 35,1 segundos. Isso foi um pouco mais lento do que a média de 34 segundos. O Epson EcoTank ET-4750, que também possui tanques de tinta recarregáveis, imprimiu o documento em 26,1 segundos.

A Impressora HP Smart Tank 517 levou 3 minutos e 30 segundos para imprimir um PDF colorido de seis páginas com texto e gráficos mistos. Essa é uma taxa extremamente lenta de 1,7 páginas por minuto (ppm). Desta vez, foi mais de um minuto mais lento do que a média.

Em comparação, o Epson EcoTank ET-4750 imprimiu o mesmo documento em apenas 1 minuto e 22 segundos, ou 4,4 ppm.

Comparativo de impressão de fotos

A impressão de fotos também foi mais lenta do que a média. Nossa foto de teste em tamanho carta foi impressa em 4 minutos e 45 segundos – 8 segundos mais devagar do que a média. O Epson EcoTank ET-4750 foi ainda mais lento, com 5 minutos e 4 segundos.

A Impressora HP Smart Tank 517 imprimiu uma foto brilhante de 4 x 6 polegadas em 2 minutos e 4 segundos. Isso foi mais rápido do que o tempo do Epson ET-4750 de 2 minutos e 13 segundos. No entanto, o diminuto (e significativamente mais barato) HP Tango X imprimiu um instantâneo de 4 x 6 polegadas muito mais rapidamente, em 1 minuto e 15 segundos.

Velocidade de cópia e digitalização da HP Smart Tank HP 517

As velocidades de cópia foram decepcionantes. A Impressora HP Smart Tank 517 levou impressionantes 3 minutos e 25 segundos para copiar uma única página de um documento colorido – mais de cinco vezes a média.

Não importava se o documento era um gráfico colorido de página inteira ou uma página de texto muito menos densa com um gráfico colorido menor; sempre demorava cerca de 3,5 minutos para fazer a cópia. Isso foi muito decepcionante em comparação com a média de apenas 37 segundos.

Copiar documentos em preto e branco não era mais rápido; na verdade, era mais de seis vezes mais lento do que a média. A HP Smart Tank 517 copiou uma página de texto em 2 minutos e 12 segundos, enquanto os modelos concorrentes fizeram a mesma tarefa em 20,8 segundos, em média.

A Impressora HP Smart Tank 517 também era lento ao usar o ADF para copiar um documento de texto de cinco páginas. Demorou quase 11 minutos para copiar cinco páginas de texto.

Isso é menos de meia página por minuto. Imagine tentar fazer uma reunião em 5 minutos e simplesmente precisar de uma cópia de seu folheto de cinco páginas – muito menos precisar de várias cópias.

Em comparação, a Epson EcoTank ET-4750 reproduziu cinco páginas em 1 minuto e 12 segundos, a uma taxa de 4,2 ppm. A Brother INKvestment J805DW foi ainda mais rápido, entregando cinco páginas em 44,2 segundos, a uma taxa de 6,8 ppm.

Comparativo de digitalização em cores

A digitalização em cores foi aproximadamente a metade da velocidade média. A HP Smart Tank 651 precisou de 2 minutos e 16 segundos para fazer uma digitalização de 600 dpi de uma foto de 8 x 10 polegadas. A média é quase a metade disso, em 1 minuto e 11 segundos.

A Epson EcoTank ET-4750 foi um pouco mais rápido que a HP, mas ainda mais lento que a média, com 1 minuto e 42 segundos. A Brother INKvestment J805DW foi mais rápido do que a média, fazendo a digitalização em 42,5 segundos.

Considerando o alto preço, a Impressora HP Smart Tank 517 é significativamente mais lento do que os modelos muito mais baratos. Comparado com a Canon Pixma TS9120 (uma escolha do Editor), A HP Smart Tank 517 foi significativamente mais lento em todos os testes – em alguns casos, várias vezes mais lento.

A Canon Pixma TS9120 fez uma cópia colorida em 17,3 segundos e a HP em 3 minutos e 25 segundos. Copiar um documento de texto de cinco páginas demorou surpreendentes 11 minutos para a HP.

A digitalização em preto e branco a 300 dpi para PDF foi o único teste em que a HP Smart Tank 517 superou a média. A impressora HP fez a digitalização em 8,3 segundos, superando tanto a Epson EcoTank ET-4750 (12,4 segundos) quanto a Brother INKvestment MFC-J805DW (9,6 segundos). A média foi de 12,2 segundos.

Qualidade de impressão da HP Smart Tank 517

A qualidade de impressão da HP Smart Tank 517 era alta em todas as áreas. Documentos de texto pareciam atraentes. As formas das letras eram adequadamente escuras, com bordas afiadas. Em comparação, a Epson EcoTank ET-4750 produziu texto que parecia um pouco mais claro e ligeiramente cinza.

Gráficos impressos com sombras fortes e cores bem saturadas. Detalhes finos pareciam nítidos. A Epson EcoTank ET-4750 e a Brother INKvestment MFC-J805DW fizeram impressões que não pareciam tão nítidas quanto as da HP em algumas áreas.

Esses dois modelos também não tinham os tons escuros mais fortes da HP, que criavam um contraste agradável. Em particular, a HP imprimiu um preto forte nas caixas ao redor do texto branco, dando às suas impressões um destaque extra.

Fotos brilhantes impressas com cores naturais e muitos detalhes. Em comparação, os modelos Epson e Brother fizeram estampas que pareciam mais quentes, com vermelhos e amarelos mais brilhantes.

A qualidade da cópia foi um pouco decepcionante, no entanto. As cópias das páginas de texto saíram com formas de letras acinzentadas, não tão escuras como as cópias feitas pela Epson EcoTank ET-4750. O mesmo acontecia com os gráficos coloridos. A HP Smart Tank 517 reproduzia páginas de revistas com menos saturação de cores do que as cópias feitas pelas impressoras Epson e Brother.

A Impressora HP Smart Tank 517 fez digitalizações de alta qualidade. Digitalizações de fotografias pareciam muito nítidas, com cores de aparência natural, embora alguns detalhes finos se perdessem em áreas de sombra escura.

Custo e rendimento da tinta Impressora HP Smart Tank 517

Os custos drasticamente baixos da HP Smart Tank por página são impressionantes, além da tinta para impressora ser de alta qualidade. A tinta preta à base de corante custa R$ 22,99 e tem duração estimada de 6.000 páginas.

As tintas ciano, magenta e amarelo custam R$ 19,99 cada e têm a duração estimada de 8.000 páginas. O custo por página é de apenas 0,3 cêntimos para texto e 0,8 cêntimos para páginas a cores.

A Epson EcoTank ET-4750 oferece custos igualmente baixos por página: 0,3 centavos para texto e 0,9 centavos para cores. A Brother INKvestment MFC-J805DW oferece um custo por página de 1,2 centavos (texto) e 5 centavos (cor), com cartuchos de tinta de alto rendimento instalados.

Esses custos de tinta são uma fração da média das impressoras jato de tinta. Mesmo com cartuchos de alto rendimento instalados, as páginas de texto consomem em média 4,6 centavos de tinta e as páginas coloridas custam 12 centavos para imprimir.

Com baixos custos de impressão, Vale a pena comprar a HP Tank 517?

Mesmo assim, permanece a questão de saber se esses baixos custos de impressão justificam gastar R$ 1049,00 na Impressora HP Smart Tank 517 em vez de um modelo mais barato. (A Epson EcoTank é igualmente caro, por R$ 1299,90 enquanto a Brother INKvestment MFC-J805DW custa R$ 790,00.)

A HP Smart Tank Plus 517 tem um ciclo de trabalho recomendado de 200 a 500 páginas. Se você imprimir 500 páginas por mês (cerca de 16 páginas por dia), levará cerca de um ano para recuperar o investimento inicial. Se você imprimir apenas páginas de texto, levará quase 4.150 páginas para ver uma economia real (um pouco mais de oito meses, a 500 páginas por mês).

Se você imprimir páginas coloridas, levará pouco mais de 6.900 páginas para chegar ao mesmo ponto. (As páginas coloridas da Brother custam 4,2 centavos a mais cada uma.) Com 500 páginas por mês, a impressão de todas as páginas coloridas levará quase 14 meses para ver o retorno do investimento.

Configuração e software da HP Smart Tank 517

Configurar A HP Smart Tank 517 foi simples. Depois de remover a fita e os materiais da embalagem, segui as instruções para baixar um programa de configuração fácil online. A instalação completa do software inclui o programa OCR e HP Photo Creations para fazer calendários, livros e outros projetos fotográficos, uma ótima tecnologia para otimizar o dia a dia.

Configuração e software da HP Smart Tank 517
Software da HP Smart Tank 517

A instalação no Windows 10 criou ícones na área de trabalho para HP Scan e HP Photo Creation, bem como para solução de problemas e pedido de suprimentos.

O assistente de configuração de Wi-Fi solicitou que eu insira minha senha de rede para colocar a HP Smart Tank 517 em minha rede. Digitar a senha na pequena tela de toque foi um pouco complicado; tive que percorrer várias entradas nos botões para três seleções de números ou letras. Não foi oferecida a configuração WPS, em que você simplesmente pressiona o botão WPS em seu roteador.

Você pode usar o aplicativo HP Smart para dispositivos iOS e Android. A HP Smart Tank 517 também suporta Apple AirPrint e é certificado pelo Mopria.

A Impressora HP Smart Tank 517 demorou para iniciar, demorando 40 segundos para oferecer as seleções de menu em sua tela de toque. Fazer uma cópia em preto e branco demorou mais do que os 2 minutos e 12 segundos normais, entretanto; levou mais 3 minutos e 26 segundos para produzir a cópia.

Conclusão do Review – Impressora HP Smart Tank 517 é boa?

O maior ponto de venda da HP Smart Tank 517 são os custos de tinta extremamente baixos. Se a economia justifica o investimento inicial pode depender de quanto você imprime.

Conclusão do Review - Impressora HP Smart Tank 517 é boa?
Impressora HP Smart Tank 517 é boa?

Pelo preço, você pode esperar que um duplexador reduza o uso de papel com impressão frente e verso – algo que este tanque inteligente não tem.

A Epson EcoTank ET-4750, por outro lado, oferece um duplexador muito rápido.

Apesar do alto preço, da HP Smart Tank 517 é significativamente mais lento do que os modelos muito mais baratos – em alguns casos, várias vezes mais lento. Recuperar seu investimento inicial por meio da economia de tinta exigirá muito tempo e paciência.

No entanto, impressões e digitalizações de alta qualidade podem fazer a espera valer a pena. Em toda a linha, da HP Smart Tank 517 produziu impressões de texto e gráficos de alta qualidade, bem como fotos brilhantes impressionantes.

As digitalizações pareciam atraentes, com muitos detalhes finos. A qualidade de algumas cópias, no entanto, era sem brilho.

Se alta qualidade de imagem e baixos custos de tinta são suas principais prioridades – e você tem uma tolerância muito alta para desempenho lento – A Impressora HP Smart Tank 517 pode valer a pena tentar.

Artigo criado baseado no site oficial da HP Smart Tank 517

Sobre o Autor

Erick Araujo