Saúde e Bem Estar

Cresce a preferência do consumidor pelas farmácias de manipulação!

Escrito por Erick Araujo

Melhores preços, sustentabilidade e personalização são algumas das vantagens apontadas pelos consumidores que preferem as farmácias de manipulação ao invés das grandes redes.

Com o pós pandemia, muitos consumidores passaram a regrar mais suas compras, principalmente em relação aos remédios de grandes marcas, que se tornaram cada vez mais caros. E o consumidor, também anda cada vez mais exigente com a qualidade dos medicamentos. Com isso, a busca por uma farmácia de manipulação caiu mesmo no gosto do consumidor.

Como funciona uma farmácia de manipulação?

Uma farmácia de manipulação é um estabelecimento que produz medicamentos personalizados, sob medida, para atender às necessidades individuais de cada paciente. Em outras palavras, a farmácia de manipulação é responsável por preparar medicamentos em dosagens e formas específicas, conforme prescrição médica, que não estão disponíveis nas farmácias convencionais.

As farmácias de manipulação utilizam matérias-primas de alta qualidade para produzir medicamentos que atendam às necessidades individuais de cada paciente. Os medicamentos manipulados podem ser produzidos em diversas formas, como comprimidos, cápsulas, soluções, cremes, loções, supositórios, entre outros, o que permite que o paciente tenha uma maior facilidade para administrar o medicamento, dependendo da sua condição de saúde.

Quais as vantagens da Farmácia de manipulação para o consumidor?

Existem diversas vantagens em optar por uma farmácia de manipulação, em vez de uma farmácia convencional. A seguir, destacamos as principais:

Personalização do medicamento: A farmácia de manipulação produz medicamentos sob medida, de acordo com a prescrição médica e as necessidades individuais de cada paciente. Isso significa que o medicamento será produzido com a dosagem e a forma mais adequada para a condição de saúde do paciente. Além disso, é possível incluir ou excluir componentes específicos do medicamento, de acordo com a necessidade.

Acesso a medicamentos exclusivos: As farmácias de manipulação podem produzir medicamentos que não estão disponíveis nas farmácias convencionais, seja porque foram descontinuados ou porque nunca foram registrados no país. Isso é especialmente importante para pacientes com doenças raras ou condições específicas que exigem tratamentos personalizados.

Qualidade dos medicamentos: Os medicamentos produzidos pelas farmácias de manipulação são feitos com matérias-primas de alta qualidade e passam por rigorosos controles de qualidade. Além disso, as farmácias de manipulação são obrigadas por lei a cumprir as Boas Práticas de Manipulação, que garantem a qualidade e segurança dos medicamentos.

Menor risco de efeitos colaterais: Por serem personalizados, os medicamentos produzidos pelas farmácias de manipulação apresentam uma menor probabilidade de causar efeitos colaterais indesejados, uma vez que são feitos com dosagens específicas para as necessidades de cada paciente.

Preços acessíveis: Embora os medicamentos manipulados tenham um custo mais elevado do que os medicamentos convencionais, o preço é justificado pela qualidade e personalização do produto. Além disso, em alguns casos, os medicamentos manipulados podem ser mais econômicos do que os medicamentos de marca.

Atendimento personalizado: As farmácias de manipulação oferecem um atendimento personalizado, com profissionais especializados em medicamentos personalizados. O paciente pode tirar dúvidas e receber orientações sobre o medicamento, além de contar com um acompanhamento mais próximo do seu tratamento.

Sustentabilidade: Os medicamentos produzidos pelas farmácias de manipulação são feitos sob demanda, o que significa que não há sobras de medicamentos e, consequentemente, menos desperdício.

Considerações finais

Em resumo, a farmácia de manipulação, como pudemos ver, realmente tem proporcionado várias vantagens ao consumidor e deve ocupar uma fatia cada vez maior do mercado.

Aproveitando, já abordamos aqui em outro artigo do site sobre como praticar esporte ao ar livre de forma mais efetiva, para o bem da sua saúde.Aproveite o conteúdo!

Caso possuam sugestões e dicas podem usar os comentários

Sobre o Autor

Erick Araujo