Notícias

Aprenda a consultar o valor do seu carro antes de vendê-lo

Escrito por Erick Araujo

Conheça as melhores formas de consultar o valor do seu carro antes de vendê-lo e evite perder dinheiro!

Antes de vender um carro, é importante ter uma ideia do valor justo do veículo para não correr o risco de pedir um preço muito alto e não conseguir vender, ou pedir um preço muito baixo e sair no prejuízo. 

Determinar o valor de um carro pode ser uma tarefa complicada, mas existem diversas formas de fazer essa consulta. Siga nossas dicas para ajudá-lo a consultar o valor do seu carro antes de vendê-lo.

Consulte a tabela FIPE

consultar o valor do seu carro

A tabela FIPE é uma das fontes mais confiáveis para consultar o valor de um carro usado. Ela é atualizada mensalmente e leva em consideração diversos fatores, como modelo, ano de fabricação, quilometragem e estado de conservação do veículo. 

Para fazer a consulta, basta acessar o site da tabela FIPE, selecionar a marca e modelo do carro, o ano de fabricação e o estado de origem. O resultado apresentado é o valor médio do veículo naquela região, o que pode servir como um bom ponto de partida para negociações.

Leve em consideração o estado do veículo

A tabela FIPE pode servir como um ponto de partida para determinar o valor do seu carro, mas é importante levar em consideração o estado geral do veículo na hora de estipular um preço. 

Carros em bom estado de conservação, com poucos arranhões e amassados, tendem a valer mais do que carros em estado ruim. A manutenção realizada no veículo ao longo do tempo também pode influenciar no valor de venda.

Avaliação por profissionais especializados

Outra opção para quem quer ter uma ideia mais precisa do valor do seu veículo é buscar a avaliação de profissionais especializados. 

Profissionais costumam ter experiência na compra e venda de carros usados e podem levar em consideração aspectos que a tabela FIPE não considera, como o estado geral da pintura e dos estofados, a existência de arranhões ou amassados, a manutenção realizada no veículo, entre outros fatores. 

A avaliação por um profissional especializado pode ser útil para quem quer vender o carro em uma concessionária, por exemplo, já que esses locais costumam utilizar esse tipo de serviço para precificar os veículos que chegam para a troca.

Consulta em sites especializados

Existem diversos sites especializados em compra e venda de carros usados que oferecem ferramentas para consulta de valores. Sites especializados costumam levar em consideração diversos fatores para determinar o valor de um veículo, como a região onde ele está sendo vendido, a oferta e demanda por aquele modelo em particular, a quilometragem, entre outros. 

Alguns exemplos de sites que oferecem esse tipo de serviço são o Webmotors e o OLX. É importante lembrar, no entanto, que esses valores podem variar bastante dependendo da região e da oferta e demanda local.

Considere a demanda por carros usados

A demanda por carros usados pode influenciar diretamente no valor do veículo. Se há muitas pessoas procurando um determinado modelo de carro usado, é possível que o valor do veículo seja um pouco mais alto do que se não houvesse muita procura. 

Por outro lado, se há muitos veículos do mesmo modelo à venda na região, o valor pode ser um pouco mais baixo. Por isso, é importante pesquisar um pouco sobre a demanda por carros usados na sua região antes de determinar um preço.

Opinião de proprietários de carros semelhantes

Por fim, uma opção mais informal para ter uma ideia do valor do seu carro é consultar a opinião de proprietários de carros semelhantes. Isso pode ser feito através de grupos em redes sociais, por exemplo. 

Basta postar algumas fotos do carro e perguntar aos membros do grupo quanto eles acham que o veículo vale. É importante lembrar que essa é uma forma mais informal de consulta e que os valores apresentados podem variar bastante.

Conclusão

Consultar o valor do seu carro antes de vendê-lo é uma etapa importante para garantir que você está pedindo um preço justo e que não vai sair no prejuízo na hora de fechar negócio. Existem diversas formas de fazer essa consulta da tabela FIPE até a opinião de proprietários de carros semelhantes. 

Cada uma dessas formas tem suas vantagens e desvantagens, e a escolha da melhor opção vai depender do perfil e das necessidades de cada pessoa. O valor de um carro pode variar bastante dependendo de diversos fatores, como o estado geral do veículo, a demanda por carros usados na região, entre outros. Por isso, é importante fazer uma pesquisa cuidadosa e ter uma ideia realista do valor do carro antes de fechar negócio. 

Sobre o Autor

Erick Araujo