Empreendedorismo

Como as IAs podem impactar o RH de uma empresa?

Escrito por Erick Araujo

Gerando dúvidas sobre a sua aplicação, as tecnologias de IA vieram para aumentar a eficiência da área de gestão de pessoa.

Já não é novidade que as tecnologias de inteligência artificial estão cada vez mais presentes e sendo necessárias para facilitar a vida das pessoas. Inclusive, já é possível verificar vários exemplos aplicáveis nas rotinas das empresas, especialmente no RH.

Pela grande capacidade de oferecer respostas eficazes e de forma ágil, a inclusão dessas tecnologias tem sido alvo de grande debate entre os profissionais de RH. Afinal, quando falamos em gestão de pessoas, um questionamento sempre será levantado: onde entra o lado humano?

Apesar de ser um cenário que pode gerar incertezas para os profissionais, o uso de IAs no RH tem se mostrado como uma grande contribuição para a evolução da gestão estratégica de pessoas.

Veja a seguir!

Como a inteligência artificial ajuda no RH?

Se pudéssemos resumir o impacto das IAs no RH em uma frase, seria esta: fazer mais com menos e gerando melhores resultados.

Assim como todas as tecnologias e inovações que já foram desenvolvidas, a inteligência artificial veio como uma forma de dinamizar as atividades e processos de RH.

Dessa forma, os profissionais podem automatizar boa parte das atividades operacionais e focar no desenvolvimento de ações estratégicas.

Veja a seguir.

Encontrar melhores talentos

Elaboração da vaga, triagem de currículos, testes técnicos, avaliações comportamentais…

Essas são apenas algumas das etapas que mais exigem dedicação e esforço dos envolvidos no processo seletivo. Mas com o uso de IAs, elas podem ser totalmente automatizadas!

A partir do preenchimento dos critérios da vaga, a tecnologia vai realizar os filtros de candidatos e entregar ao responsável pela seleção apenas aqueles que melhor atenderam aos objetivos da contratação.

Controle de ponto

O uso do controle de ponto digital já é bastante comum e rotineiro nas empresas.

Com soluções que vão desde o uso de tecnologias de geolocalização até o registro de ponto por reconhecimento facial, as tecnologias vieram para tornar o processo mais seguro e prático, beneficiando colaboradores e a gestão.

Benefícios personalizados

Quando falamos em benefícios, a maioria das empresas acaba oferecendo apenas o famoso “feijão com arroz” para a sua equipe.

Assim, benefícios como plano de saúde, vale-alimentação ou auxílio-creche tornam-se os mais comuns, mas nem sempre as melhores opções.

A partir da análise do perfil dos colaboradores, suas necessidades e preferências, as tecnologias de IA podem propor benefícios personalizados para a equipe.

Assim, a empresa consegue flexibilizar a carteira de benefícios, aumentar a satisfação da equipe e oferecer uma solução personalizada para cada pessoa.

Melhoria no desempenho

Os ciclos de avaliação de desempenho são essenciais para a evolução de um time. Porém, quando realizados sem o auxílio de tecnologias, eles tornam-se extensos e ineficazes.

Afinal, quando um ciclo está sendo finalizado, outro já deve estar sendo iniciado.

A IA pode ajudar a automatizar o gerenciamento de projetos, permitindo que os gestores de RH gerenciem o desempenho dos funcionários com mais assertividade e em um menor espaço de tempo.

Para isso, ela vai realizar a análise de dados sobre o desempenho do colaborador ou equipe e fornecer avaliações personalizadas.

A partir da análise dos relatórios de resultados, o profissional de RH pode oferecer feedbacks que alinham os resultados obtidos com as necessidades e perfil do colaborador.

Assim, os ciclos de avaliação tornam-se mais curtos e as propostas de melhoria podem ser aplicadas com maior agilidade.

Capacitar o time

Assim como a avaliação de desempenho, as tecnologias de IA facilitam a elaboração dos planos de desenvolvimento individuais.

Para isso, elas utilizam os resultados dos testes de desempenho, verificando quais pontos exigem maior atenção e desenvolvimento do colaborador. A partir disso, a própria tecnologia passa a oferecer soluções que visam melhorar o critério que não foi atendido.

Por exemplo, se foi percebido que um analista financeiro tem dificuldades em apresentar resultados com clareza, a IA vai propor cursos ou capacitações focadas nesta necessidade.

Do mesmo modo, cabe ao profissional de RH e gestor do colaborador avaliar se a solução proposta é a mais adequada para o perfil e objetivos do colaborador. Afinal, a tecnologia vem para facilitar, mas sem eliminar o papel humano do processo.

A inteligência artificial compete com os humanos?

Essa é uma das perguntas mais frequentes entre os profissionais de RH. E para respondê-la, é preciso analisar alguns pontos fundamentais.

A inteligência artificial surge no universo corporativo como uma estratégia para aumentar a eficiência das operações, facilitar a realização de análises e oferecer possíveis caminhos para uma tomada de decisão.

O que isso significa na prática?

Implementando essas tecnologias nas rotinas de RH, os profissionais poderão automatizar atividades de caráter mais simples e focar na realização de análises e interpretação de resultados levando em consideração o fator humano.

Assim, a inteligência artificial não deve ser percebida como um concorrente dos profissionais do RH, mas uma forma de fazer com que os resultados de pessoas sejam ainda melhores.

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Erick Araujo