Saúde e Bem Estar

A Importância da Abordagem Personalizada: Homeopatia na Promoção do Bem-Estar

Escrito por Erick Araujo

A homeopatia é um tipo de terapia holística que foi criada no século XVIII por Samuel Hahnemann, que era um médico alemão com interesse na promoção da cura natural do nosso corpo.

Desde que esse tipo de abordagem holística e especializada começou a ser desenvolvida até os dias atuais, houve um número cada vez maior de pessoas interessadas nos seus benefícios.

Entre os principais estão aqueles que buscam um maior bem-estar através desse tipo de tratamento, que funciona não só na recuperação da saúde, mas também na prevenção de doenças. Vamos entender mais sobre ela!

A homeopatia é um tipo de terapia holística

A terapia homeopática é feita do ponto de vista holístico, ou seja, trata o paciente de maneira geral, como um todo, e não apenas a parte doente, de modo que não trata somente os sintomas que aquele paciente apresenta e sim a causa do problema.

Isso parte do entendimento de que a pessoa só pode ser saudável quando está em harmonia com o seu todo, e que as doenças são causadas por esses desequilíbrios.

Além disso, um dos principais benefícios da homeopatia é que ela funciona de forma preventiva, sendo uma maneira de impedir que várias doenças surjam, visto que ela regula o funcionamento adequado do organismo.

A base da homeopatia é o chamado princípio da similitude ou semelhança, que diz que os semelhantes curam os semelhantes.

Sendo assim, a mesma substância que pode ocasionar a doença em um indivíduo saudável também é capaz de curá-lo.

Entretanto, para que isso seja possível é necessário definir a substância causadora do problema e usá-la pelo processo de diluição até que ela chegue a uma quantidade pequena que não impacte negativamente o indivíduo.

A homeopatia é eficiente para a saúde mental e o bem-estar

A homeopatia é um tipo de tratamento que muitas pessoas conhecem como uma terapia complementar à saúde física.

O que nem todos sabem é que ela pode também tratar doenças da mente e promover o bem-estar.

Lembre-se que essa terapia tem como base a questão do todo, tratando as pessoas de maneira completa e integradas com o corpo e a mente, e não por partes.

Assim, a mente também é objeto de tratamento da homeopatia, inclusive existem vários medicamentos homeopáticos para a mente, como o ansiodoron e a thuya.

A partir do tratamento homeopático, é possível evitar e tratar doenças como ansiedade, depressão e estresse sem os efeitos colaterais que os medicamentos tradicionais geram no organismo.

Com o tratamento dessas doenças, além disso, é possível tratar o organismo em geral, pois muitas queixas físicas estão diretamente relacionadas com as questões mentais/emocionais.

Uma boa notícia para quem quer utilizar a abordagem da homeopatia para o seu próprio bem-estar é que essa terapia encontra-se disponível pelo Sistema Único de Saúde desde 2006.

Desse modo, você pode buscar pelo tratamento personalizado da homeopatia de forma totalmente gratuita para que possa prevenir doenças e garantir uma saúde física e mental em dia.

Conclusão

Como você pode ver aqui, ao contrário do que alguns imaginam, a homeopatia é um tipo de abordagem que tem como foco também o tratamento da mente e a promoção da saúde mental e do bem-estar.

Neste texto, mostramos um pouco mais sobre como esse tipo de abordagem vê o paciente como um todo e faz o tratamento integrativo entre o corpo e a mente para que se possa alcançar o equilíbrio e a saúde do indivíduo.

O que achou do nosso conteúdo de hoje sobre a importância da abordagem personalizada: homeopatia na promoção do bem-estar?

Sobre o Autor

Erick Araujo