Finanças

Como declarar imposto de renda MEI?

Escrito por Erick Araujo

O MEI (Microempreendedor Individual) deve declarar o Imposto de Renda anualmente, no mês de abril. O MEI deve informar ao Fisco os seus rendimentos, despesas e bens, para que seja tributado conforme as regras previstas na legislação.

A declaração do MEI é feita no programa DASN-SIMEI, disponível para download no site da Receita Federal. O MEI deve informar na declaração os seus rendimentos e despesas, bem como os bens que possui, para que possa ser tributado de acordo com as regras previstas na legislação.

A declaração do Imposto de Renda é obrigatória para todos os MEIs e, caso não seja feita, o MEI pode ser multado. Além disso, o MEI deve recolher o imposto de renda devido, mensalmente, por meio do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DASN).

Passo a passo: Declarar imposto de renda MEI

Fazer a declaração do imposto de renda do MEI é relativamente simples, você só precisa seguir o passo a passo a seguir:

  1. Acesse o Portal do Empreendedor do Governo Federal (http://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/.
  2. Clique no botão “Acesse o e-CAC” na parte superior da página.
  3. Na próxima tela, digite seu CPF e clique no botão “Continuar”.
  4. Selecione a opção “Declaração de Imposto de Renda MEI”.
  5. Preencha os dados obrigatórios e clique no botão “Gerar Declaração” para gerar o documento.
  6. Imprima a declaração e envie-a para a Receita Federal, seguindo as instruções específicas.

Caso você esteja com dificuldade para fazer a declaração da sua empresa, entre em contato com o escritório de contabilidade em Goiânia para receber orientações. 

Qual valor para MEI declarar imposto de renda?

O valor que um MEI deve declarar no Imposto de Renda é o mesmo que todos os demais contribuintes, que é de R$ 28.559,70. No entanto, ele deve ficar atento ao limite anual de faturamento, que é de R$ 81.000,00. Caso o MEI ultrapasse esse limite, ele deverá declarar o Imposto de Renda.

Não se esqueça de fazer um levantamento com todas as despesas que sua empresa gerou durante o ano base, tais como: 

  • Aluguéis, 
  • impostos, 
  • despesas com materiais, 
  • despesas com equipamentos, 
  • despesas de marketing, 
  • despesas de publicidade, 
  • despesas com contabilidade, 
  • despesas de treinamento, 
  • despesas de energia, 
  • despesas com ligações telefônicas, 
  • despesas de transporte,
  • despesas com seguros, 
  • despesas com manutenção, 
  • despesas com serviços terceirizados, 
  • despesas de segurança, 
  • despesas bancárias, etc.

Conclusão

O MEI deve apresentar sua declaração anual de imposto de renda em abril a fim de estar em conformidade com a legislação. Esta declaração deve incluir todas as informações relevantes relativas à sua renda, despesas e bens. 

O Micro Empreendedor também deve estar em dia com qualquer imposto devido mensalmente. Se o MEI não apresentar sua declaração de imposto de renda, eles podem estar sujeitos a multas. Assim, é importante para o MEI entender os requisitos de tributação e estar de acordo com a legislação para permanecer em boa situação junto às autoridades fiscais.

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Erick Araujo