Finanças

O que são criptoativos?

O que são criptoativos
Escrito por Erick Araujo

Criptoativos são ativos digitais que são criados e armazenados em uma plataforma de blockchain. 

Eles podem ser utilizados para realizar transações de forma segura e descentralizada entre duas partes, sem a necessidade de um intermediário. 

Esses criptoativos são usados para diversas finalidades, incluindo realizar pagamentos, negociar ativos, emitir moedas e criar contratos inteligentes.

O investimento nesses ativos é uma decisão pessoal. Por seu alto risco, é importante avaliar as possibilidades de ganhos e perdas gerados através desse investimento.

As principais preocupações são a instabilidade de preço, altos níveis de volatilidade, segurança e regulamentação. 

É aconselhável que antes de investir em criptoativos, o investidor faça uma pesquisa aprofundada sobre os riscos existentes nessa classe de ativos.

6 tipos de criptoativos para você conhecer

1. Moedas Digitais: Moedas digitais, também conhecidas como criptomoedas, são criptoativos que funcionam como dinheiro digital. Bitcoin é a mais conhecida e a mais antiga moeda digital. 

2. Tokens: Tokens são criptoativos usados para representar um ativo ou serviço. Eles são usados para financiar projetos, incentivar o uso de um serviço ou criar uma economia de token. Um exemplo de token é o Ethereum. 

3. Security Tokens: Security Tokens são tokens que representam um ativo de segurança. Eles são oferecidos em rodadas de financiamento e podem ser negociados em mercados regulamentados. 

4. Stablecoins: Stablecoins são ativos que são vinculados a um ativo de referência como uma moeda fiduciária, ouro ou outro modelo como o WeMix valor que é muito atrativo para investir a curto prazo. O objetivo das stablecoins é garantir que seu preço seja estável. 

5. Tokens de Utilidade: Tokens de Utilidade são tokens que permitem aos usuários acessar serviços específicos. Eles são usados para financiar projetos, incentivar o uso de serviços e criar economias virtuais. 

6. Tokens de Segurança: Tokens de Segurança são tokens que representam segurança. Eles são oferecidos em rodadas de financiamento e podem ser negociados em mercados regulamentados.

Quem pode investir em criptoativos?

Qualquer pessoa pode investir em criptoativos, desde que tenha  cautela ao realizar operações, lembrando sempre que são altamente voláteis, isso é, os preços modificam todos os dias.

Um ativo comprado no período da noite, pode valer mais ou menos no período da manhã.

Se valer mais, você terá um rendimento interessante quando for vendê-lo, mas se valer menos, você terá prejuízos.

Assim, é preciso entender que os investimentos em criptoativos devem ser considerados a longo prazo. Você deve manter o valor investido o máximo de tempo que puder, na esperança de multiplicar seu patrimônio.

É importante que qualquer investidor em criptoativos conheça os riscos associados às criptomoedas e saiba como reduzi-los.

Para conseguir decidir sozinho, comece agora mesmo a estudar sobre criptomoedas, blockchain e moedas digitais. Livros, canais no Youtube, podcasts, blogs e sites de notícias especializados vão te ajudar.

Participar de comunidades de investidores também é uma ótima oportunidade de aumentar seus conhecimentos e conseguir conversar com quem também tem este interesse.

Dessa forma, você consegue aprender com quem já está inserido no meio e pode aumentar seus ganhos fazendo apostas certeiras e sabendo o que esperar dos criptoativos.

Sobre o Autor

Erick Araujo