Saúde e Bem Estar

Melhores Dicas para Fazer Exercícios

Escrito por Erick Araujo

Não temos que explicar em profundidade porque o exercício é bom para você. Quer você esteja se exercitando para perder peso ou treinando para uma corrida ou qualquer outro evento, aqui estão algumas dicas que podem ser aplicadas a cada objetivo de fitness, feitas pelo site Senhor Esporte.

Melhores Dicas para Fazer Exercícios

Se você está procurando motivação para começar a se exercitar, ou se está interessado em mudar sua rotina atual, aqui estão 10 dicas para tornar o exercício um hábito diário.

Acompanhe seu progresso

Quer você esteja se exercitando para perda de peso, ganho muscular ou resistência, o acompanhamento de seu progresso pode fazer uma grande diferença na motivação. Por quê?

Alguns dias você simplesmente não estará com disposição para se exercitar, mas se você olhar para evidências físicas como fotos ou estatísticas, você estará mais propenso a se esforçar nos dias difíceis.

Faça Aquecimentos

Talvez você queira ir direto para a velocidade desejada enquanto estiver correndo, ou você acha que não há problema em entrar sorrateiramente em sua aula de ginástica, porém o aquecimento deve ser feito para uma melhor performance.

É importante aquecer e esfriar corretamente para preparar seus músculos para o treino que está por vir, e para acelerar a recuperação e evitar lesões.

Fracione seus exercícios

Você não precisa fazer todo o seu exercício de uma só vez. Dez minutos de manhã, meio-dia e noite podem dar muito do mesmo benefício que 30 minutos de uma só vez.

Exercício com um amigo

Encontrar um parceiro de treino pode ajudar a mantê-lo no caminho certo e motivá-lo a sair pela porta.

Mantenha-o vivo

Ao caminhar, faça-o rápido, pois isso pode ajudar a controlar melhor o peso do que caminhar em um ritmo mais tranquilo. O que é rápido o suficiente? Caminhe como se você estivesse se encontrando com alguém para almoçar e você está um pouco atrasado.

Mova-se antes de comer

Vá para a academia ou faça uma caminhada de 20 minutos e almoce depois.

Experimente um pedômetro

Os contadores de passos (pedômetros) são uma maneira fácil e barata de se motivar para ser ativo.

Desligue a TV, o computador e o telefone inteligente

Reduzir o tempo na tela é uma ótima maneira de refrear seu “tempo de sentar”. Ao invés disso, mova-se, visitando a academia ou até mesmo limpando a casa.

Transforme o tempo de sentar em tempo adequado

Tente combinar o exercício cardiovascular com uma atividade sedentária que você já faz. Por exemplo, tente fazer exercícios simples enquanto assiste à TV, ou coloque um lembrete no trabalho para se levantar e andar alguns minutos a cada hora.

Inscreva-se em uma aula

Verifique o horário do curso de fitness em seu ginásio ou centro comunitário local, ou o horário das aulas de dança ou yoga em um estúdio próximo. Você pode descobrir que ter a estrutura de uma aula ajuda a aprender uma nova atividade e o mantém no caminho certo.

Planeje exercícios para o seu dia

Reserve um horário específico em sua agenda para se exercitar e coloque-o em seu planejador.

Recompense-se

Estabeleça metas a curto prazo e recompense-se por alcançá-las. Tente visar um evento específico, tal como uma corrida de estrada ou uma caminhada pela caridade, para participar – isto pode ajudar a mantê-lo motivado.

Encontre sua motivação

Há dias em que você simplesmente não terá a motivação para continuar. Encontre algo para motivá-lo, como um evento familiar onde você possa mostrar seu corpo mais magro.

Você está planejando terminar uma maratona no próximo ano? Encontre aquela meta de longo prazo que o estimulará e continue se lembrando dela.

Sobre o Autor

Erick Araujo