Tecnologia

Marketing digital realmente vale a pena?

Escrito por Erick Araujo

O marketing digital já existe há muitos anos, ainda assim existem pessoas que ainda possuem uma certa resistência quanto à sua eficiência e, claro, se ele vale a pena ou não.

Muito dessa dúvida é referente à falta de conhecimento sobre o assunto ou até mesmo visualizar situações que fazem o marketing digital parecer um papo de ganhar dinheiro rápido na internet. Quando tentam fazer o mesmo, se vê que não é bem assim que funciona.

Com isso, os desconfiados continuam neste impasse, mas isso se torna um problema quando essas pessoas possuem uma empresa – seja ela pequena, média ou grande. E logo você entenderá o por que disso.

O que é o marketing digital?

Marketing digital se trata de um conjunto de estratégias que são planejadas com o intuito de realizar a promoção de uma empresa e de seus produtos/serviços. Através do conhecimento presente nesta área, é possível conquistar reconhecimento, visibilidade e garantir um aumento considerável nas vendas.

Todas as estratégias do marketing digital são feitas através do digital, mas ele deve estar presente em todos os negócios – sejam eles digitais ou físicos.

Vale a pena investir em marketing digital?

Como uma empresa se comunica com o seu público-alvo hoje em dia? Na maioria dos casos é através de uma rede social, em um canal de comunicação online, central de ajuda da empresa e outras opções disponíveis no digital.

E sabe por que isso tem crescido cada vez mais? Porque a maioria dos clientes dessas empresas está presente no digital. As pessoas não querem passar horas no telefone para solucionar um problema ou tirar uma dúvida após uma compra, elas querem receber um atendimento eficiente e que resolva a questão.

O mercado digital oferece essa agilidade que tanto buscamos, e o marketing digital é um dos principais responsáveis por fazer com que essa comunicação aconteça, com que o cliente consiga encontrar a marca na internet, que receba conteúdos da marca para que possa se interessar em adquirir e muito mais.

Ou seja, o marketing digital não só vale a pena, ele é essencial para que um negócio cresça e crie uma boa relação entre cliente e empresa.

Melhores estratégias de marketing digital

Ao fazer o link do marketing digital com todas as suas estratégias, temos uma grande teia de aranha. As possibilidades são diversas e algumas delas você pode conferir aqui:

SEO

A Consultoria SEO é uma das grandes estrelas do marketing digital, sendo capaz de criar reconhecimento de marca e fazendo com que sua empresa seja incluída no mapa.

Com as técnicas de SEO é possível criar conteúdos otimizados, ter sites mais responsivos e, principalmente, estar no lugar certo na hora certa. Assim que o seu público-alvo fizer uma pesquisa relacionada à sua empresa, o SEO será o responsável por fazer com que ela seja a primeira opção a ser escolhida.

Google Ads e Meta Ads

O marketing digital possibilita a utilização de estratégias voltadas para mídias pagas, ou seja, criação de anúncios online para promover a marca. Entre as principais plataformas disponíveis para essa tarefa, temos o Google Ads e a Meta Ads (Facebook).

Social Media

A estratégia de social media é utilizada para o planejamento e coordenação de conteúdos para as redes sociais da marca. Tudo é planejado, desde a escolha das redes sociais em que uma empresa estará presente até mesmo a interação entre clientes e entrega de conteúdos.

As redes sociais são parte fundamental para a criação de uma presença digital eficaz, portanto, é importante que haja um gerenciamento correto e dentro das estratégias que o marketing digital nos ensina.

Inbound Marketing

Inbound marketing é uma estratégia de atração, onde você irá executar ações que irão fazer com que o seu público-alvo vá até você e não você atrás dele. 

Ele costuma ser feito através da produção de conteúdo, como a criação de um blog informático que tenha relação com o empreendimento e contribua para que o usuário passe pelas etapas do funil de vendas e se torne mais um cliente.

Como investir em marketing digital

Com tantas estratégias e possibilidades, pode parecer algo impossível gerenciar e dar conta de todas elas. É para isso que temos profissionais capacitados e especializados em cada uma dessas estratégias, que podem ser encontrados em uma agência de marketing digital, por exemplo.

Quando nos especializamos em um assunto, conseguimos nos dedicar melhor a ele e isso resulta em maiores ganhos.

Portanto, a melhor maneira de investir no marketing digital de sua empresa é oferecendo a devida atenção para cada uma dessas estratégias citadas. Elas devem trabalhar em conjunto para que conquistem o efeito desejado.

Sobre o Autor

Erick Araujo