Dicas e Sugestões

Dicas para economizar nas compras no supermercado

Escrito por Erick Araujo

Conheça algumas práticas que irão ser fundamentais para garantir muito mais economia na hora das compras no supermercado.

Ir fazer compras no supermercado é uma atividade rotineira na vida de muitas pessoas, mas pode ser um desafio para aqueles que desejam economizar dinheiro. Às vezes o valor final é mais alto do que esperado, seja por um quantidade de produtos que não serão usados ou pelos preços oferecidos. 

No entanto é possível economizar dinheiro no momento dessas compras de diversas maneiras, seja buscando comprar em atacadistas ou seguindo essas dicas fundamentais para a economia das compras realizadas no mês ou semanalmente. 

Faça uma lista de compras

Uma das maneiras mais eficazes de economizar dinheiro no supermercado é fazer uma lista de compras antes de sair de casa. Isso ajuda a evitar compras impulsivas e a comprar apenas o que é necessário.

Uma lista de compras bem organizada pode ajudar a lembrar de itens que você precisa comprar, evitando assim a necessidade de fazer uma segunda viagem ao supermercado.

Compare preços

Outra dica importante para garantir que o gasto seja menor nas compras do supermercado é comparar preços entre diferentes marcas e produtos. Antes de comprar produtos de higiene pessoal, produtos de limpeza, itens de mercearia ou de qualquer outra categoria, verifique se há uma opção mais barata ou uma marca própria disponível.

Muitas vezes, a diferença de preço entre uma marca conhecida e uma marca própria pode ser significativa, sem comprometer a qualidade do produto.

Além disso, vale a pena comparar preços entre diferentes supermercados. Algumas redes oferecem preços mais baixos em determinados produtos, então é sempre bom estar atento às promoções e descontos.

Aproveite as promoções

Aproveitar as promoções é uma das melhores maneiras de economizar dinheiro no supermercado. Verifique as ofertas do dia e promoções da semana para identificar os produtos em que você pode economizar.

Muitas vezes, essas promoções incluem itens essenciais, como arroz, feijão e óleo, ou outros produtos que também podem ser importantes, como bebidas em promoção.

No entanto, é importante lembrar que nem todas as promoções são vantajosas. Algumas podem ser enganosas, então é sempre bom fazer as contas para verificar se realmente vale a pena comprar o produto em promoção.

Evite fazer compras com fome

Fazer compras com fome pode ser uma armadilha para o seu orçamento. Isso porque, quando estamos com fome, temos mais chances de comprar alimentos desnecessários ou que não estão em nossa lista de compras. Além disso, quando estamos com fome, tendemos a escolher alimentos mais caros e menos saudáveis.

Por isso, é importante fazer compras depois de uma refeição ou, pelo menos, com um lanche saudável para evitar tentações desnecessárias.

Opte pelas compras no supermercado online

Os mercados online, seja uma mercearia online ou uma rede atacadista, costumam oferecer promoções e condições especiais para os seus clientes. Por isso, uma boa ideia de economia é optar por realizar compras sem sair de casa, usando sites ou aplicativos dos mercados que você costuma frequentar. 

Além das promoções exclusivas, esse hábito também pode garantir que você não compre produtos que não são necessários para o seu uso, afinal de contas, poderá realizar as compras com muito mais tempo e facilidade. 

Podemos notar que economizar nas compras no supermercado pode ser desafiador, mas seguindo algumas dicas simples, é possível poupar dinheiro e manter seu orçamento equilibrado. Faça uma lista de compras, compare preços, aproveite as promoções e evite fazer compras com fome para economizar nas compras do supermercado.

Sobre o Autor

Erick Araujo